terça-feira, 31 de março de 2009

Dicas: Algumas dicas de estudo para a prova do Ministério da Fazenda levando em conta o edital

O concurso do Ministério da Fazenda para 2 mil vagas de assistente técnico-administrativo, que exige nível médio e cujo salário é de R$ 2.590,42, deve ser um dos mais concorridos do ano, apontam especialistas. A organizadora é a Escola de Administração Fazendária (Esaf), do próprio ministério. A prova será aplicada no dia 10 de maio.
Professores deram dicas de estudo levando em conta o conteúdo do edital.
De acordo com Carlos Alberto De Lucca, coordenador geral do curso preparatório Siga Concursos, as disciplinas de português, direito tributário e direito previdenciário são as que têm maior peso na prova e, portanto, exigem mais atenção do candidato.
Segundo ele, de 20 questões de português, o candidato deve acertar pelo menos 8 para não ser eliminado. E, se gabaritar na disciplina, já consegue 40 (ou um terço) do total de 120 pontos.
Considerada a prova inteira, De Lucca lembra que é preciso que o candidato acerte pelo menos 72 pontos (ou 60% do total de 120) para poder ser aprovado no concurso.
O professor recomenda que o candidato dedique um dia de estudo para português, outro dia para direito tributário e previdenciário e o outro dia para as demais disciplinas (raciocínio lógico, informática, direito administrativo e constitucional).
Raciocínio lógico e informática
Para De Lucca, a disciplina de raciocínio lógico engloba conteúdo parecido com o de outras provas para cargos de nível médio da Esaf. Por isso, ele recomenda que o candidato faça provas anteriores da organizadora para treinar.
No caso de informática, o especialista indica que o candidato priorize os conteúdos de software livre Linux, BrOffice, internet e redes.
Português
Segundo De Lucca, a Esaf costuma colocar textos na prova de português e, a partir deles, apresentar questões. “Para ganhar tempo, o candidato deve ler a questão primeiro para depois ir aos textos, já direcionado para o que a pergunta pede”, diz.
Tatiane Félix da Cruz, professora de português da Central de Concursos, recomenda que o candidato estude principalmente regência e concordância nominal e verbal. Por ter peso dois, ela indica que o candidato comece o exame pela prova de português. Além disso, tanto os textos quanto as alternativas costumam ser longos, o que demanda muita concentração.
Direito previdenciário
O professor de direito previdenciário Ítalo Romano Eduardo diz que os candidatos devem se dedicar aos aspectos constitucionais da seguridade social (artigos 194 e 195 da Constituição); salário de contribuição; prazos de recolhimento, que foram alterados recentemente pela Medida Provisória 447; e acréscimos legais e juros e multas, alterados pela MP 449.
Segundo ele, o candidato deve estudar o decreto 3048/99, que trata do regulamento da Previdência Social, especificamente os artigos 194 a 255. “Todo o conteúdo do edital para a disciplina está ali”, diz.
Direito tributário
Cláudio Borba, professor de direito tributário, diz que o candidato deve estudar a disciplina de forma bem objetiva. “As perguntas serão em cima do que diz a lei”, afirma.
Ele recomenda que o candidato estude o Código Tributário Nacional (lei 5.172/66), dos artigos 3 a 67, 114 a 118, 127, 139 a 175 e 201 a 208. Além disso, é importante estudar a Constituição, dos artigos 145 ao 154. “Mas tem que entender o que os artigos dizem, e não apenas decorar."
Direito administrativo e constitucional
Segundo Elias Freire, professor de direito administrativo, a Esaf costuma explorar todos os pontos do edital na disciplina. Por isso, ele recomenda que todos os itens devem ser estudados.
Ele diz que o candidato deve dar especial atenção para o que será pedido na lei 8.112/90 e para dispensa e inexigibilidade na parte de licitação, além do código de ética do servidor.
Sylvio Motta, editor de Concursos da Editora Campus/Elsevier, diz que os Títulos I, II e III da Constituição caem inteiros na prova, além dos três primeiros capítulos do Título IV.
“Isso, no entanto, não deve assustar ao candidato, pois apenas noções desses temas podem ser exigidas”, ressalta Motta. Segundo ele, na prova existe uma maior chance de questões envolverem jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
Motta aposta que a prova terá o grau de dificuldade próximo ao dos concursos para a Receita Federal nas disciplinas de direito tributário, direito previdenciário e informática. (G1)

464 vagas de até R$ 1.935,00 para o SENAC - PA

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Administração Regional no Pará (http://www.pa.senac.br/), torna público que estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo destinado a selecionar candidatos para o preenchimento de vagas existentes no seu Quadro de Pessoal e formação de cadastro reserva.
O Processo Seletivo será realizado sob a responsabilidade da CONED - Consultoria e Assessoria Educacional S/S Ltda.
Sobre as inscrições:
Para solicitar sua inscrição, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico http://www.coned.com.br/, entre às 8h00 do dia 13 de abril de 2009 até às 16h00 do dia 5 de maio de 2009. O valor da taxa de inscrição será de R$ 65,00 para cargos de Nível Superior, de R$ 52,00 para cargos de Nível Médio, e de R$ 45,00 para cargos de Nível Fundamental.
Os cargos oferecidos são os seguintes:
Nível Superior: Assistente Técnico (60), Bibliotecário (32);
Nível Médio: Oficial Administrativo (60), Recepcionista (60);
Nível Fundamental: Atendente de Lanchonete (60), Auxiliar Administrativo (70), Auxiliar de Serviços Gerais (60), Lancheiro (30), Motorista (32).
A remuneração varia de R$ 485,00 a R$ 1.935,00 de acordo com o cargo e o Nível de escolaridade exigido.
Sobre a realização das Provas:
A seleção para os empregos compreenderá as seguintes fases:
a) Provas Objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os empregos;
b) Prova de Títulos, de caráter exclusivamente classificatório, para os empregos de Nível Superior; e
c) Prova Prática, de caráter exclusivamente eliminatório, para o emprego de lancheiro.
A partir do dia 1º de junho de 2009 o candidato deverá conferir no endereço eletrônico da CONED se os dados da inscrição efetuada pela Internet foram recebidos e se o valor da inscrição foi pago, gerando assim sua inscrição. Em caso negativo, o candidato deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato-SAC, da CONED pelo telefone (91) 3242-6034, das 8h00 às 14h00, ou através da Internet, no endereço moutinho@coned.com.br, para verificar o ocorrido.
A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, terá o tempo máximo de duração fixado em 3 horas. A aplicação da Prova Objetiva está prevista para o dia 14 de junho de 2009, em Belém, Castanhal e Santarém.
Os candidatos aos empregos de Assistente Técnico e Bibliotecário serão considerados habilitados à Prova de Títulos se obtiverem o mínimo de 50% do total de pontos da Prova Objetiva.
O Processo Seletivo terá validade de 2 anos, a contar da data da homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do SENAC-PA.(PCI)

CGU convoca novos técnicos para curso de formação profissional

A Controladoria Geral da União (CGU) publicou nesta terça-feira (31/3) a relação dos candidatos desistentes e consequentemente os substitutos no curso de formação para o cargo de técnico de finanças e controle. A lista dos selecionados encontra-se na página 50 da seção 3 no Diário Oficial da União. O curso de formação, realizado no período de 28 de janeiro a 14 de março, aprovou 44 candidatos. O concurso público disponibilizou 400 oportunidades também para o cargo de técnico de finanças e controle. De acordo com o edital de abertura, a remuneração prevista para os dois postos varia de R$ 3.489 a R$ 7.568,58. Os novos servidores deverão ser lotados nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e também no Distrito Federal.(CorreioWeb)

Funasa publica edital com oferta de 411 oportunidades para níveis médio e superior

Concursandos que esperavam pela nova seleção da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) já podem se preparar. O órgão, ligado ao Ministério da Saúde, lançou nesta terça-feira (31/3) o edital do concurso que irá prover 411 oportunidades, sendo 206 de nível superior e 205 de nível médio. O processo seletivo será organizado pela Fundação Cesgranrio. Quem tem formação intermediária pode entrar na disputa pelos postos de agente administrativo e técnico de contabilidade. Já quem possui graduação pode se inscrever aos cargos de administrador, analista de suporte de sistemas, arquiteto, arquivista, auditor, bibliotecário, biólogo, contador, engenheiro, estatístico, farmacêutico bioquímico, geólogo, sanitarista e técnico em assuntos educacionais. De acordo com o edital de abertura, a remuneração varia entre R$ 1.910,95 e R$ 2.222,72. Todos os candidatos inscritos deverão passar por avaliações objetivas e discursivas. Concorrentes de nível superior também devem ser submetidos a avaliação de títulos. As provas serão aplicadas em capitais do território brasileiro. O período de inscrições terá início no dia 16 de abril e se estenderá até 17 de maio. Os candidatos interessados devem acessar o site http://www.cesgranrio.org.br/ ou comparecer a um dos postos de inscrição listados no edital de abertura. A taxa de participação varia de R$ 25,51 a R$ 45,51. As informações estão disponíveis no Diário Oficial da União, na página 76 da terceira seção. Os novos servidores serão lotados nos Estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo, Tocantins e também no Distrito Federal.
Até o momento da publicação desta matéria o edital de abertura ainda não havia sido publicado na página da Cesgranrio. (CorreioWeb)
A Cesgranrio ainda não postou o edital para download até o fechamento desta matéria, mas pode ser visualizado pelo link da Imprensa Nacional clicando aqui. (Luís Alves)

Prorrogadas, por mais uma semana, as inscrições aos concursos para funções de níveis médio e superior do TJE

Os candidatos poderão se inscrever, via internet, até a segunda-feira, 6, e, através dos correios, até a terça-feira, 7 de abril entrante. O prazo, que terminaria nesta segunda-feira, 30, foi prorrogada as inscrições de candidatos a vagas e formação de cadastro de reserva de nível superior e de nível médio no Tribunal de Justiça do Estado. Edital assinado, nesta segunda-feira, 30, pela desembargadora Raimunda do Carmo Noronha, vice-presidente do TJE e presidente da Comissão de Concurso, estendeu até a próxima segunda-feira, dia 6 de abril, às 14 horas, horário de Brasília, as inscrições via internet, podendo o boleto bancário ser pago até o dia 7, terça-feira. Para as inscrições nas agências credenciadas dos correios, as inscrições poderão ser feitas até a terça-feira, dia 7, durante os respectivos horários de expediente.Continuam em vigor os demais dispositivos do Edital original do concurso. Estão disponibilizadas 235 vagas e mais cadastro de reserva. No ato da inscrição, o candidato terá que escolher um dos 13 pólos judiciários onde estão sendo oferecidas as vagas, sendo critério do TJE, caso seja aprovado, nomeá-lo em qualquer uma das cidades do Pólo e, assim, facilitar a fixação na região onde reside, um dos problemas na manutenção dos quadros operacionais. A primeira prova para os níveis superior e médio, que será aplicada pela Fundação Carlos Chagas, está programada para o dia 17 de maio próximo. Para Analista Judiciário (nível superior), serão 205 vagas. O candidato fará provas de conhecimentos básico, específicos e de títulos. A carga horária de trabalho é de 30 horas semanais – sendo 20 horas semanais para os cargos na área de saúde – com vencimento básico de R$ 2.311.99, acrescido de gratificação de escolaridade de 80%. Para o cargo de Oficial de Justiça Avaliador, além de o valor do vencimento e da gratificação, será acrescido a gratificação de risco de vida de 20% e auxílio locomoção no valor de R$ 333,00. As vagas disponíveis são para as áreas de Direito, Análise de Sistema, Assistente Social, Ciências Contábeis, Economia, Estatística, Enfermagem, Engenharia Elétrica, Fiscal de Arrecadação, Medicina Psiquiátrica, Pedagogia, Psicologia, Taquigrafia e Oficial de Justiça. Para os cargos de Auxiliar Judiciário (nível médio), serão oferecidas 30 vagas, com vencimento básico de R$ 1.823,75 por 30 horas semanais. As inscrições têm as taxas de R$ 70,30, para o nível médio e, para o nível superior, R$ 86,80. As inscrições podem ser feitas pela internet no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br). Os candidatos que estiverem impossibilitados de arcar com o pagamento do valor da taxa de inscrição ficarão isentos, mediante a comprovação de renda familiar mensal menor que três salários mínimos por pessoa da família. Está em andamento, a cargo da Fundação Getulio Vargas, o concurso para juiz substituto do Tribunal de Justiça do Estado. A prova inicial foi realizada no último dia 15, objetivando o preenchimento de 50 vagas, três das quais destinadas a portadores de necessidades especiais. Dos 1.453 candidatos inscritos, 183 não compareceram à primeira etapa, que corresponde à prova objetiva, e foram automaticamente eliminados. O certame registrou a demanda de 29 candidatos por vaga, mas, com a ausência dos 183, a disputa agora é da ordem de 25 candidatos por vaga. Na primeira etapa, os candidatos tiveram que responder a prova objetiva constante de 100 questões de múltipla escolha referentes as mais diversas áreas do Direito. A segunda etapa, prevista para os dias 21, 22 e 23 de junho, corresponde a avaliação discursiva, na qual os candidatos terão que elaborar uma sentença cível ou penal.
Serão admitidos para as provas discursivas, apenas os candidatos que registrarem, no mínimo, 50% de acertos na prova objetiva, no limite de cinco vezes a quantidade de vagas disponíveis. No último concurso realizado pelo TJE para juiz substituto, organizado em 2008, foram inscritos 1.760 candidatos, também para 50 vagas, sendo aprovados apenas 11 concorrentes, já nomeados e no exercício do cargo. A remuneração para o cargo será de R$ 14.507,19. Para ser nomeado, o aprovado terá que provar atividade jurídica de, no mínimo, três anos.(TJ-PA)

TJ-PA prorroga inscrições para concurso

Foram prorrogadas as inscrições do concurso público para o preenchimento de 236 vagas, mais cadastro reserva em cargos de nível médio e superior no Tribunal de Justiça do Estado do Pará. A oferta de vagas é para os cargos de analista judiciário em diversas especialidades (189 vagas mais cadastro de reserva), oficial de justiça avaliador (nove, mais cadastro) e auxiliar judiciário (36, mais cadastro). Para concorrer às vagas de analista e oficial os interessados devem possuir curso superior de acordo com a especialidade, já para auxiliar a exigência é de ensino médio completo. Os salários serão de R$ 2.311,99, mais gratificação de 80% de escolaridade para os cargos de analista e oficial e de R$ 1.823,75 para o de auxiliar, ambos os cargos ainda terão auxilio alimentação de R$ 333,00.As inscrições continuarão sendo realizadas através do site http://www.concursosfcc.com.br/, até 6 de abril, e nas agências credenciadas dos Correios, especificadas no edital até 7 de abril.Os valores da taxa são de R$ 86,80 (superior) e R$ 70,30 (médio). As provas estão marcadas para o dia 17 de maio, nas cidades de Altamira, Belém, Marabá, Paragominas, Redenção e Santarém. (Diário do Pará)

Vamos correr. Mais uma semana para se inscrever e lembrem-se que as oportunidades não batem à porta duas vezes. Muita gente gasta dinheiro na farra, compram-se cervejas em festas, encontros de amigos ou amigas, o dinheiro voa sem doer no bolso. Muitos fazem de tudo para juntar o difícil dinheirinho para o concurso que vem estudando há tempos, outros já amolecem e reclamam que esse dinheiro vai faltar. Alguns metem a cara, entram no concurso sem estudar e atiram no escuro mesmo. Mesmo assim, é oportunidade. Não pense muito, faça acontecer. Faça valer à pena pois o que importa mesmo é que quando alguém almeja com afinco passar num concurso, consegue. Vai depender do esforço, da luta e da vontade de vencer. Teste seu conhecimento.
Que Deus os abençoem e para os que não acreditam em Deus, desejo também ótima aprovação. Vá logo se inscrever e não deixe para a última hora pra não passar do prazo despercebido novamente.(Luís Alves)

segunda-feira, 30 de março de 2009

Banco Central realizará concursos para 520 vagas

O Banco Central do Brasil realizará, em breve, concursos para preencher 520 vagas. Recentemente, o órgão recebeu autorização do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) para preencher 20 oportunidades ao cargo de procurador. Para concorrer é necessário nível superior completo em Direito. O salário é de R$ 14 mil. O prazo para publicação do edital é de seis meses. Além das vagas autorizadas, o BC solicitou ao Ministério mais 350 analistas, com exigência de nível superior, e 150 técnicos com nível médio. Os vencimentos serão de R$ 11 mil analista e R$ 4,5 mil, respectivamente. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, não há previsão de quando ocorrerão as próximas etapas do concurso. As oportunidades deverão ser principalmente para o Rio de Janeiro, uma vez que há carência de pessoal na unidade. Além disso, outras cidades, onde há representação do BC, poderão ser contempladas como São Paulo, Salvador, Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife e Brasília.(Jornal dos Concursos)

Polícia Federal prende Hélio Ortiz, apontado como líder da máfia dos concursos

A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (27/3) o ex-servidor do Tribunal de Justiça do Distrito Federal Hélio Ortiz, acusado, em 2005, de ser o líder da máfia dos concursos. Ele se apresentou por volta das 12h, acompanhado de um advogado, à Superintendência da PF no DF. A 10ª Vara da Justiça Federal havia expedido mandado de prisão contra ele, que era considerado foragido desde o último dia 4. De acordo com a assessoria de imprensa da PF, Ortiz é acusado de falsificação de documento público, uso de documento falso, estelionato e falsidade ideológica. A pena para esses crimes pode chegar a seis anos de prisão. Ortiz é suspeito de ter ligações com um professor de matemática de Goiânia (GO), preso em fevereiro ao ser flagrado quando tentava fazer provas da seleção do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) no lugar de um comerciante. No dia 4 de março, agentes da Polícia Federal fizeram uma busca na casa de ex-funcionário do TJDFT, localizada no Guará II (DF), e apreenderam documentos que podem ser provas de seu envolvimento fraudulento em novos concursos públicos. Os papéis foram levados para perícia e investigação.
Seleção da DEPEN
Dois homens foram presos no dia 15 de fevereiro deste ano, acusados de tentativa de fraude no concurso para o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), organizado pela Funrio. Segundo a Polícia Federal, um professor de matemática de Goiânia (GO) foi flagrado quando tentava fazer as provas objetivas no lugar de um comerciante de Taguatinga (DF), inscrito no processo seletivo. O flagrante aconteceu na sede da Universidade Paulista (Unip), que funciona na 714 Sul, em Brasília. O plano era utilizar uma carteira de motorista falsa: os dados seriam do comerciante, mas a foto do professor.
Fraudes em concursos
A Polícia Civil do DF cumpriu, em maio de 2006, mais de 100 mandados de prisão expedidos pela Justiça. Entre as prisões realizadas, 48 ocorreram no DF e nove no Estado do Mato Grosso, onde eram realizados concursos públicos para agente penitenciário federal, elaborados pelo Cespe/UnB. A operação recebeu o nome de Galileu e foi desencadeada com base em investigação iniciada de 2004, durante o processo seletivo da Polícia Civil. Foi descoberta uma rede de profissionais especializada em fraudes de concursos. Os policiais coletaram provas de que pelo menos 12 concursos foram fraudados pela quadrilha. Entre os acusados, estava Hélio Ortiz, na época servidor do Tribunal de Justiça do DF e apontado como líder do grupo.(CorreioWeb)

Terminam nesta segunda inscrições para o TJE

Terminam nesta segunda-feira (30), as inscrições para vagas e formação de cadastro de reserva de nível superior e de nível médio no Tribunal de Justiça do Estado Estão disponibilizadas 235 vagas e mais cadastro de reserva.
No ato da inscrição, o candidato terá que escolher um dos 13 pólos judiciários onde estão sendo oferecidas as vagas, sendo critério do TJE, caso seja aprovado, nomeá-lo em qualquer uma das cidades do pólo e, assim, facilitar a fixação na região onde reside, um dos problemas na manutenção dos quadros operacionais.
A primeira prova para os níveis superior e médio, que será aplicada pela Fundação Carlos Chagas, está programada para o dia 17 de maio próximo. Para Analista Judiciário (nível superior), serão 205 vagas. O candidato fará provas de conhecimentos básico, específicos e de títulos. A carga horária de trabalho é de 30 horas semanais – sendo 20 horas semanais para os cargos na área de saúde – com vencimento básico de R$ 2.311.99, acrescido de gratificação de escolaridade de 80%.
Para o cargo de Oficial de Justiça Avaliador, além de o valor do vencimento e da gratificação, será acrescido a gratificação de risco de vida de 20% e auxílio locomoção no valor de R$ 333,00. As vagas disponíveis são para as áreas de Direito, Análise de Sistema, Assistente Social, Ciências Contábeis, Economia, Estatística, Enfermagem, Engenharia Elétrica, Fiscal de Arrecadação, Medicina Psiquiátrica, Pedagogia, Psicologia, Taquigrafia e Oficial de Justiça.
Para os cargos de Auxiliar Judiciário (nível médio), serão oferecidas 30 vagas, com vencimento básico de R$ 1.823,75 por 30 horas semanais. As inscrições iniciaram em 27 de fevereiro e encerradas neste 30 de março (pelos Correios até 31 de março), sendo o custo da taxa para o médio de R$ 70,30 e para o superior R$ 86,80. As inscrições podem ser feitas pela internet no site da Fundação Carlos Chagas (http://www.concursosfcc.com.br/). Os candidatos que estiverem impossibilitados de arcar com o pagamento do valor da taxa de inscrição ficarão isentos, mediante a comprovação de renda familiar mensal menor que três salários mínimos por pessoa da família.
Está em andamento, a cargo da Fundação Getulio Vargas, o concurso para juiz substituto do Tribunal de Justiça do Estado. A prova inicial foi realizada no último dia 15, objetivando o preenchimento de 50 vagas, três das quais destinadas a portadores de necessidades especiais.
Dos 1.453 candidatos inscritos, 183 não compareceram à primeira etapa, que corresponde à prova objetiva, e foram automaticamente eliminados. O certame registrou a demanda de 29 candidatos por vaga, mas, com a ausência dos 183, a disputa agora é da ordem de 25 candidatos por vaga.
Na primeira etapa, os candidatos tiveram que responder a prova objetiva constante de 100 questões de múltipla escolha referentes as mais diversas áreas do Direito. A segunda etapa, prevista para os dias 21, 22 e 23 de junho, corresponde a avaliação discursiva, na qual os candidatos terão que elaborar uma sentença cível ou penal.
Serão admitidos para as provas discursivas, apenas os candidatos que registrarem, no mínimo, 50% de acertos na prova objetiva, no limite de cinco vezes a quantidade de vagas disponíveis. No último concurso realizado pelo TJE para juiz substituto, organizado em 2008, foram inscritos 1.760 candidatos, também para 50 vagas, sendo aprovados apenas 11 concorrentes, já nomeados e no exercício do cargo. A remuneração para o cargo será de R$ 14.507,19. Para ser nomeado, o aprovado terá que provar atividade jurídica de, no mínimo, três anos. (Ascom/TJE-PA)

quinta-feira, 26 de março de 2009

Prova para defensor será realizada no domingo

A Defensoria Pública do Estado do Pará divulgou a convocação para a prova referente ao concurso público que oferece 29 vagas efetivas mais vagas para formação de cadastro reserva no cargo de defensor público de 1ª entrância. As ofertas exigem que o candidato seja advogado, com pelo menos três anos de atividade jurídica comprovada. Os salários são de R$ 10.296,41. A prova objetiva de conhecimentos específicos I acontecerá no dia 22 de março, às 8h, com duração de 4h e 100 questões. No mesmo dia, às 14h, também ocorrerá a prova dissertativa de conhecimentos específicos II (elaboração de uma peça jurídica e quatro questões dissertativas).
De acordo com a organizadora do concurso, Fundação Carlos Chagas, o número total de candidatos inscritos cheogu a 1.511.
O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais dois anos.(Jornal dos Concursos)

PF: Saiu a quinta chamada do curso de formação

A Polícia Federal divulgou hoje (26) a convocação em quinta chamada dos aprovados para a Turma de 2009 do Curso de Formação Profissional para delegado e perito, referentes aos concursos públicos realizados em 2004 para provimento nacional e regional de vagas nos cargos de delegado, perito, agente e escrivão do Departamento de Polícia Federal.
Além disso, foram publicadas também a homologação das matrículas já realizadas e a eliminação dos candidatos que não se apresentaram nas convocações. Ao aluno regularmente matriculado será fornecido, durante o período do Curso de Formação Profissional, auxílio-financeiro de 50% da remuneração da classe inicial do cargo pretendido, que é de R$ 7.965,91 para delegado e perito.(Jornal dos Concursos)

TJ/PA inscreve até o dia 30 deste mês

Encerram-se no dia 30 as inscrições do concurso público para o preenchimento de 236 vagas, em cargos de nível médio e superior no TJE. A oferta de vagas são para os cargos de Analista Judiciário (189 vagas, mais cadastro de reserva), oficial de justiça avaliador (noves vagas, mais cadastro de reserva) e auxiliar judiciário (36 vagas, mais cadastro de reserva).
Os salários serão de R$2.311,99, mais gratificação de 80% de escolaridade para os cargos de analista e oficial e de R$1.823,75 para o de auxiliar, ambos os cargos ainda terão auxilio alimentação de R$333,00. (Diário do Pará)

UFPA abre vagas para técnico administrativo

Foi divulgado o edital do concurso público para o preenchimento de 61 vagas na Universidade Federal do Pará no cargo de técnico administrativo. As vagas são distribuídas entre os níveis médio (27) e superior (34). As oportunidades são para os municípios de Belém, Abaetetuba, Altamira, Bragança, Breves, Cametá e Marabá. O salário para o cargo será de R$ R$ 1.143,00 (nível médio) e R$ 1.747,00 (nível superior). As inscrições estarão abertas entre os dias 30 de março e 14 de abril somente pelo site www.ceps.ufpa.br. O valor da taxa é de R$ 65 (médio) e R$ 80 (superior). As provas estão marcadas para o dia 17 de maio de 2009. (Diário do Pará)

4.044 vagas foram autorizadas este ano pelo Ministério do Planejamento

O governo federal começou o ano de 2009 autorizando vários órgãos da administração federal a realizarem concursos públicos, reforçando a idéia de que a União não pretende mudar seus planos com relação ao setor.
No total, o Ministério do Planejamento deu sinal verde para que fossem contratados, em menos de 90 dias, 4.044 novos servidores públicos. Além dos concursos já autorizados pelo Ministério do Planejamento para 2009, alguns outros já estão em estágio bastante avançado e aguardam apenas a autorização para serem concretizados.
Confira, na tabela ao lado, algumas destas seleções, que devem abrir mais de 13 mil vagas no serviço público federal até o final do ano.

Veja alguns dos órgãos que já pediram concursos

Banco Central - Cargos: Técnico (150 vagas) e Analista (350) - Níveis médio e superior;

Ministério do Trabalho e Emprego - Cargos: Auditor Fiscal do Trabalho(520) - Nível superior em qualquer área;

Polícia Federal - Cargos: Agente (420), Escrivão (600) e Área Administrativa (3.000) - Níveis médio e superior;

Polícia Rodoviária Federal - Cargos: Policial Rodoviário Federal (3.773*) e Área Administrativa (2.665) - Níveis médio e superior;

Receita Federal - Cargos: Auditor Fiscal (710) e Analista Tributário (1.080) - Nível superior em qualquer área.
*Anteriormente estavam programadas 3.441 vagas. No entanto, o número sofreu alteração devido a exonerações e aposentadorias ocorridas no órgão. (Folha Dirigida)

quarta-feira, 25 de março de 2009

Concurso da ADEPARÁ oferece 247 vagas de todos os níveis escolares

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) lançou concurso público para preencher 247 oportunidades de todos os níveis de escolaridade. Os salários oferecidos variam de R$ 553,31 a R$ 2.160,74. Candidatos com nível fundamental podem concorrer às vagas de auxiliar de campo, auxiliar de laboratório, auxiliar operacional e motorista. Já as vagas de nível médio são para agente de defesa agropecuária, assistente de informática, assistente técnico administrativo, auxiliar administrativo e técnico em laboratório. De nível superior, as chances oferecidas são para as áreas de Administração, Arquitetura, Ciência da Computação ou Tecnologia do Processamento de Dados, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia Química, Estatística, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Agronomia, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária. Quem quiser participar do processo seletivo pode se inscrever até o dia 12 de abril, exclusivamente por meio do site do Instituto Movens, organizadora da seleção. As taxas de participação variam de R$ 40 a R$ 65. A seleção será realizada mediante a aplicação de provas objetivas, discursivas e de avaliação de títulos, nas cidades de Altamira, Belém, Itaituba, Marabá, Paragominas, Redenção e Santarém. As avaliações serão aplicadas no dia 24 de maio. Os locais de realização serão divulgados na data provável de 14 de maio. (CorreioWeb)

Prefeitura de Xinguara lança edital com 1.216 vagas

A Prefeitura Municipal de Xinguara divulgou o edital do concurso público destinado ao preenchimento de 1.216 vagas, distribuídas pela zona urbana e rural, em cargos que serão exigidos nível superior (302 vagas), médio (432), fundamental completo (4), fundamental incompleto (40) e alfabetizado (438).
Os salários vão de R$ 465 a R$ 2.291,63. As inscrições estarão abertas entre os dias 14 e 18 de abril, das 8h às 17h, na Câmara Municipal de Xinguara, localizada na praça Vitória Régia, s/nº, Centro. Antes de se inscrever, os interessados devem efetuar o pagamento da taxa de inscrição nos valores de R$ 30 alfabetizado, R$ 40 nível fundamental, R$ 50 nível médio e R$ 60 nível superior, na agência da loteria da Caixa Econômica Federal, localizada na avenida Xingú, nº 266, Centro.
As provas objetivas para todos os cargos serão realizadas no dia 24 de maio, nos turnos da manhã e tarde. Maiores informações acesse o site do organizador do certame (www.fadesp.org.br). (Diário do Pará)

terça-feira, 24 de março de 2009

Cespe/UnB irá organizar novo concurso do Supremo Tribunal Federal

Boa notícia para os concursandos de plantão. O Supremo Tribunal Federal (STF) deverá lançar ainda este ano uma nova seleção para contratar novos analistas judiciários, além de formar cadastro reserva. De acordo com o extrato publicado no Diário Oficial da União - em 18 de março, página 104 da terceira seção - a seleção será organizada pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB). A assessoria de comunicação e o departamento de recursos humanos do órgão afirmaram que ainda não possuem informações sobre o quantitativo de vagas ou sobre como a seleção será estruturada. O último concurso promovido pelo órgão aconteceu em 2008 e ofereceu oportunidades para os níveis médio e superior. Cerca de 94 mil pessoas se inscreveram para concorrer a 188 vagas. A remuneração indicada no edital de abertura variava de R$ 3,3 mil a R$ 5,5 mil. (CorreioWeb)

segunda-feira, 23 de março de 2009

Banco Central vai ofertar 500 vagas

O Banco Central do Brasil deverá realizar concurso com 500 vagas em breve. O órgão ainda aguarda autorização do Ministério do Planejamento. Foram solicitadas 350 oportunidades para analistas, com exigência de nível superior, e 150 vagas para técnicos com nível médio. Os vencimentos serão de R$ 11 mil e R$ 4,5 mil, respectivamente. O Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) autorizou concurso para 20 oportunidades ao cargo de procurador do Banco Central. Para concorrer é necessário possuir nível superior em Direito e inscrição na OAB. O salário oferecido será de R$ 14 mil. O prazo para publicação do edital é de seis meses. Os funcionários contratados receberão como benefícios auxílio- alimentação, plano de saúde e auxílio-creche. As oportunidades deverão ser principalmente para o Rio de Janeiro, uma vez que há carência de pessoal na unidade. Além disso, outras cidades, onde há representação do BC, poderão ser contempladas como São Paulo, Salvador, Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife e Brasília. As seleções devem ocorrer o quanto antes, pois um grande número de funcionários deverá se aposentar ou se desligar do BC nos próximos anos. Sendo assim, estão previstos concursos anuais até 2013 e não há uma previsão de quantos funcionários deverão ser contratados neste período. No concurso anterior, realizado em 2005, foram oferecidas 390 vagas de analista e técnico em diversas áreas, para salários que variavam entre R$ 3.154,03 e R$ 6.292,49. O concurso do BC foi organizado pela Fundação Carlos Chagas, e as taxas de inscrições custaram R$ 60 para técnico e R$ 120 para analista. No mesmo ano, o órgão realizou um concurso ao cargo de procurador, com 32 vagas, que exigiu o nível superior em Direito, para salário de R$ 7.872,88. As ofertas foram distribuídas nas cidades de Belém (PA), Brasília (DF), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). A taxa de participação foi de R$ 120. (Diário do Pará)

sábado, 21 de março de 2009

Funasa preencherá 419 vagas

Já foi definido pelo setor de recursos humanos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) o organizador do concurso público que prevê o preenchimento de 419 vagas em cargos de nível médio, médio/técnico e superior. A vencedora foi a Cesgranrio.
Segundo informações preliminares, além da presidência de Brasília, todas as superintendências regionais serão contempladas. Serão 185 vagas para agente administrativo, que exige nível médio e salário de R$ 1.910,95, e 234 vagas para nível superior (diversos cargos) com salário de R$ 2.222,72. O edital do certame deve sair ainda neste semestre.(Diário do Pará)

Adepará divulgará novo edital na segunda-feira

Na próxima segunda-feira, 23, será divulgado um novo edital restabelecendo a abertura do concurso público para a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).
Serão 247 vagas distribuídas em todos os níveis de escolaridade. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site www.movens.org.br, no período de 30 de março a 12 abril. O cargo com o maior número de vagas é o de técnico em defesa e inspeção agropecuária, que exige nível médio e tem a oferta de 122 vagas com salário de R$ 1.000,00.(Diário do Pará)

Ministério da Fazenda prorroga inscrições

Ministério da Fazenda prorroga para domingo o fim do prazo das inscrições do concurso público de 2 mil vagas para assistente-técnico administrativo, em todos os estados do País.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Governo corta R$ 21 bi da União e adia concursos

O Ministério do Planejamento anunciou hoje (19) um corte no Orçamento Geral da União de R$ 21,6 bilhões para este ano e decidiu adiar a realização de concursos públicos já autorizados. De acordo com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, ainda não há data precisa de quando os concursos serão realizados.O governo pretende também renegociar com os ministérios o número de vagas para os concursos. O objetivo é economizar mais de R$ 1 bilhão nas despesas com pessoal e encargos sociais. Paulo Bernardo disse ainda que o corte nos concursos não significa o fim das contratações em 2009. "O que faremos é adiar as contratações e também adiar a posse das pessoas já aprovadas."O cenário para 2009 será de um aperto maior nas contas públicas. “Podemos ter que apertar mais o cinto durante o ano, mas não acredito que será grande coisa”, disse Bernardo. Segundo ele, até o próximo dia 30, o governo definirá a distribuição dos cortes no Orçamento por ministérios. Por enquanto, só ficou acertado o valor global do contingenciamento.O corte anunciado hoje foi feito com base em uma expectativa otimista de crescimento de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2009, abaixo dos 3,5% previstos anteriormente. A redução na previsão de despesas do Orçamento veio no mesmo dia em que a Receita Federal anunciou a queda de arrecadação de impostos pelo quarto mês consecutivo.Bernardo assegurou que os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) não serão afetados pelo corte de R$ 21,6 bilhões no Orçamento da União deste ano. Segundo ele, o governo cortará investimentos, mas procurará manter os gastos previstos no PAC.O ministro também disse que o governo ainda não tomou nenhuma decisão sobre a possibilidade de usar os R$ 14,2 bilhões do Fundo Soberano para manter o nível dos investimentos públicos. “A definição dos cortes passou ao largo dessa questão [do fundo]”, afirmou.Ele informou que não estão incluídos no corte os subsídios ao programa habitacional do governo, cujo lançamento está previsto para o próximo dia 25. Bernardo afirmou que ele será preservado pelo governo, até porque como o programa ainda está em elaboração, as desonerações e os subsídios não constam da nova programação orçamentária.O Ministério do Planejamento reduziu em R$ 22, 9 bilhões a previsão de superávit primário (a economia do governo para pagar os juros da dívida pública). Mas manteve a meta de 3,8% do PIB para o resultado primário do setor público. (Brasília/ DF - ABr)

Ministério da Fazenda encerra inscrições nessa sexta

O Ministério da Fazenda encerra nesta sexta-feira as inscrições do concurso público com 2 mil vagas para assistente técnico- administrativo, em todos os Estados do país. Do total de postos, 114 são para portadores de deficiências.
São 12 postos no Acre, 31 em Alagoas, 26 no Amazonas, dez no Amapá, 123 na Bahia, 61 no Ceará, 112 no Distrito Federal, 65 no Espírito Santo, 56 em Goiás, 33 no Maranhão, 217 em Minas Gerais, 25 em Mato Grosso do Sul, 39 em Mato Grosso, 47 no Pará, 46 na Paraíba, 89 em Pernambuco, 23 no Piauí, 92 no Paraná, 226 no Rio de Janeiro, 50 no Rio Grande do Norte, 30 em Rondônia, nove em Roraima, 108 no Rio Grande do Sul, 73 em Santa Catarina, 20 em Sergipe, 368 em São Paulo e nove em Tocantins.
A taxa é de R$ 62. A inscrição pode ser feita no site da Escola de Administração Fazendária (Esaf), organizadora da seleção.(45 graus)

Dicas: 10 mandamentos para passar no 'concurso dos sonhos'

1. Busque motivação no estudo
Lembre-se dos motivos que o levam a estudar para o concurso. Faça um cronograma de estudos e avalie constantemente como está seu desempenho conforme você faz exercícios e questões de provas anteriores.
2. Não abandone o lazer
Planeje o tempo de estudo e de descanso. Com organização, disciplina e força de vontade é possível conciliar estudo eficiente com lazer. Estudar com qualidade de vida é muito mais produtivo que estudar 14 horas por dia.
3. Esqueça a concorrência
Não pense na relação candidato-vaga durante os estudos. A maior parte dos candidatos não está preparada e vai fazer a prova contando somente com a sorte. O objetivo é tentar fazer o máximo de pontos, mas ficar satisfeito se acertar o mínimo para passar.
4. Prepare-se com antecedência
Normalmente, o edital é publicado de 45 a 90 dias antes da data de realização das provas. Por isso, o ideal é iniciar os estudos antes da publicação do edital, dedicando-se às disciplinas básicas comuns à maior parte dos concursos.
5. Estude conforme o edital
Estude somente as disciplinas e os programas do concurso previstos no edital. Prepare-se conforme o peso de cada disciplina dedicando mais tempo às que têm peso maior e menos tempo às que têm peso menor.
6. Faça provas anteriores e simulados
Com isso, o candidato passa a conhecer os diversos estilos de prova. O estudante aprende o que o examinador acha importante e treina a velocidade de resolução. Depois de algum treino, resolva questões por um tempo um pouco maior do que o que será permitido no dia da prova para aumentar a resistência. Depois, resolva questões em um tempo menor para aumentar a pressão. Quando a data do concurso estiver próxima, passe a realizar provas em condições absolutamente iguais às que você irá enfrentar.
7. Prepare-se para todas as fases do concurso
Um concurso pode ter várias fases dependendo do que o selecionador julgar necessário avaliar no candidato. Normalmente, cada fase é caracterizada por um tipo de prova. Alguns concursos têm somente provas objetivas. Outros também têm provas discursivas, exames físicos e provas orais.
8. Preste outros concursos
Preste todos os concursos que achar interessante. Além de ser um ótimo treino, pois a maior parte das disciplinas costuma cair em vários exames, a prática aumenta a chance de ser aprovado, nomeado e continuar estudando (já empregado no serviço público) para a carreira mais desejada.
9. Às vésperas da prova, faça revisão
Na semana que antecede a prova, aproveite para rever as disciplinas fazendo principalmente resumos. Resolva a prova do concurso anterior. Dê atenção a todas as disciplinas levando em conta o peso - matéria com maior peso no concurso requer maior dedicação.
10. Na prova, comece pelas questões mais simples
Faça antes as questões mais fáceis. A seguir, resolva as mais trabalhosas e, na sequência, as mais difíceis. Leia cada enunciado com bastante atenção para não precisar ler de novo e não cair em alguma "pegadinha" por falta de atenção.
Fontes: Carlos Alberto de Lucca, coordenador geral do curso preparatório Siga Concursos, e William Douglas, professor, juiz e autor de 28 livros sobre técnicas e dicas de preparação para concursos

OAB cobra correção de falhas no TJE

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil -Seção Pará (OAB-PA), Ângela Sales, classificou o relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgado anteontem, sobre o funcionamento do Tribunal de Justiça do Pará (TJE), como 'instrumento democrático de extrema importância para dar publicidade aos problemas do Judiciário e contribuir para a melhoria da prestação de serviços à população'.
O relatório, assinado pelo conselheiro Gilson Dipp, constatou que há indícios de nepotismo, falhas no sistema de distribuição que permitem o direcionamento de processos no segundo grau do Judiciário, falta de juízes e servidores nas comarcas do interior, contratações temporárias irregulares, pagamento indevido de diárias a magistrados, varas agrárias sem juízes e outras.
Para Ângela Sales, as constatações são muitos graves. E apesar do relatório do CNJ não ter deixado claro se ainda há realmente nepotismo no TJE, ela considera que a administração da Corte precisa tomar providências para cruzar as informações e investigar os indícios apontados. A presidente da OAB/PA ressalta que, em relação à distribuição dos processos, é certo que há manipulação ou há falhas no sistema eletrônico. 'É impossível que um único desembargador esteja habilitado no momento de distribuição de determinados processos. Na minha opinião, isso indica falhas na gestão dos processos. Se não é falha, é fraude', acentua Ângela Sales.
Apesar do relatório não especificar quais seriam os setores beneficiados com a distribuição irregular, em dezembro, durante a eleição da nova presidência do TJE, a desembargadora Maria Helena Ferreira denunciou em plenário que havia fraude no sistema de distribuição.
Outro ponto considerado grave pela presidente da OAB/PA é a manutenção de 70 servidores temporários, muitos com remuneração acima do teto dos servidores concursados, como analistas judiciários.
AUDITORIAS
O presidente da Associação dos Magistrados do Pará (Amepa), juiz Paulo Vieira, disse que a entidade defende auditorias externas permanentes no sistema de distribuição de processos no TJE, para evitar irregularidades, falhas ou fraudes. Ele admite que a direção da Amepa já tinha conhecimento das denúncias, a partir do pronunciamento público feito pela desembargadora Maria Helena Ferreira no final de 2008. Segundo Vieira, o próprio presidente do TJE, desembargador Rômulo Nunes, já havia informado que iria acionar a Polícia Federal para investigar as denúncias.
Paulo Vieira também afirma que o relatório do CNJ não causou grande surpresa aos membros da entidade. O magistrado assegura que a direção da associação já havia repassado parte das informações ao CNJ durante o período de correição.
No entanto, Vieira garante que as informações sobre nepotismo não eram do conhecimento da entidade e ressalta que o relatório não deixa claro este aspecto. Mas ele defende que cabe à direção do tribunal investigar e, se for confirmado, a Amepa vai defender a demissão sumária dos funcionários irregulares.
Segundo o juiz, parte dos problemas apontados pelo CNJ já foram corrigidos desde a época da correição até agora. 'Na realidade há certa discrepância entre os dados fornecidos ao CNJ e os que nós temos. Muitos pendências já foram sanadas, como acúmulo do número de processos em determinadas varas, mas é preciso aperfeiçoar o sistema como recomendou o relatório', esclarece Vieira.(O Liberal)

Candidatos são convocados para as provas da Infraero

Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) divulgou a convocação para as provas objetivas referente ao concurso que visa à formação de cadastro reserva em nove funções de níveis médio e superior com salários que chegam a R$ 3,2 mil. As avaliações serão realizadas no dia 29 de março, às 8h e às 14h, nas cidades de Belém (PA), Brasília (DF), Guarulhos (SP), Iauaretê e Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).Ao candidato só será permitida a realização das provas no respectivo local, data e horários constantes do Cartão Informativo e do site www.concursosfcc.com.br.O candidato que não receber o Cartão Informativo até o terceiro dia que anteceder a aplicação das provas, deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato - SAC, da Fundação Carlos Chagas, pelo telefone (11) 3721-4888, de segunda a sexta-feira, úteis, das 9h às 17h horas (horário de Brasília). De acordo com a organizadora do concurso, Fundação Carlos Chagas, o número total de candidatos inscritos chegou a 13.460. Confira as estatísticas no anexo abaixo.Há oportunidades para analista superior 3 – especialista em navegação aérea, cujo salário inicial oferecido é de R$ 3.202,53. Os candidatos devem ter curso superior completo em meteorologia ou curso superior em qualquer aérea e formação em curso do Comando da Aeronáutica – confira a relação completa dos cursos aceitos no edital. A área que concentra maior número de cargos é a de ensino médio com oportunidades para operador de estação aeronáutica, técnico em informações aeronáuticas, profissional de meteorologia e profissional de tráfego aéreo. Os salários variam entre R$ 1.926,36 (operador de estação aeronáutica) e R$ 2.187,54 (profissional de tráfego aéreo).Os aprovados na prova objetiva e de redação serão convocados para o curso de formação, nessa fase o candidato receberá bolsa-auxílio no valor de R$ 1.750. A exceção é o cargo de operador de estação aeronáutica, cuja seleção não prevê participação no curso. Veja o edital de abertura. (Jornal dos Concursos)

Órgão público pode fixar limite de idade para participantes de concurso

Órgãos públicos têm direito a fixar limites de idade como critérios para a seleção de servidores. O entendimento é da Quinta Turma do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região ao julgar pedido de candidatos que tentavam matrícula no curso de formação do Corpo de Fuzileiros Navais apesar de serem mais velhos do que o autorizado no edital.Em primeira instância, os candidatos haviam obtido liminar autorizando a continuidade no processo seletivo, realizado em 2003. Acompanhando o voto do relator, desembargador Sebastião Fagundes de Deus, o colegiado de magistrados acatou o entendimento de a lei brasileira permite que, por conta da peculiaridade das atividades militares, é possível restringir seu acesso em função da idade. Na decisão, a Quinta Turma concluiu que a constituição federal autoriza tratamento diferenciado aos servidores militares, inclusive nos processos seletivos. "A situação de treinamento constante a que é submetido o servidor militar conduz à conclusão de que ele deve apresentar a indispensável higidez física para o exercício do cargo", argumenta.Apesar desse entendimento, o TRF manteve os efeitos da sentença de 1.º grau, autorizando os candidatos a permanecerem no cargo por já terem se passado cinco anos desde a autorização judicial pela matrícula.(CorreioWeb)

STF: Órgão fará concurso para analista judiciário

O Supremo Tribunal Federal (STF) realizará, em breve, novo concurso para o provimento de vagas e formação de cadastro reserva ao cargo de analista judiciário. Nesta quarta-feira, 18, o órgão contratou o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (UnB) como a organizadora da seleção.Para concorrer ao cargo, é necessário que o candidato tenha concluído o nível superior, mas não há, ainda, definições sobre para quais especialidades haverá vagas.
Concurso anterior
Em abril de 2008, o STF lançou edital de concurso para preencher 188 vagas, sendo 111 de analista (nível superior) e 77 de técnico judiciário (nível médio). Os salários oferecidos foram de R$ 5.484,08 e R$ 3.323,52, respectivamente.O concurso também foi organizado pelo Cespe/Unb e as taxas de inscrição custaram R$ 60 para a função de nível superior e R$ 40 à de nível médio.As provas constaram de questões objetivas de conhecimentos básicos, complementares e específicos. Os candidatos ao cargo de analista passaram, ainda, por uma etapa discursiva.(Jornal dos Concursos)

TJ: Problemas vão do nepotismo à falta de funcionários

Indícios de nepotismo, direcionamento na distribuição dos processos, dificuldades no cumprimento de mandados judiciais, escassez de servidores, alta rotatividade de juízes e, também, falta de servidores, detectada com mais gravidade na Justiça de 1º grau. Esses foram os principais problemas verificados na Justiça paraense e que constam do relatório final sobre a inspeção no Judiciário do Pará, aprovado ontem pelo plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A inspeção preventiva foi realizada entre os dias 17 e 20 de dezembro, e resultou na elaboração de um documento de 60 páginas que revelou diversos problemas no funcionamento da Justiça do Estado e que foi apresentado pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp.
A respeito da alta rotatividade dos juízes, o relatório aponta que “a 2ª Vara de Altamira está sem juiz titular há mais de um ano”, sendo que “na 1ª Vara de Icoaraci passaram 19 juízes desde junho de 2006”. O documento aponta ainda que a falta de recursos humanos na Justiça de 1° grau do Pará “faz com que a prestação do serviço forense fique dependente das prefeituras vinculadas à Comarca, levando a expressivos e generalizados atrasos no cumprimento dos atos judiciais...”
Quanto aos indícios de nepotismo, o CNJ determinou, num prazo de 60 dias, verificar as eventuais relações de parentesco entre os servidores ocupantes de cargo sem comissão e os membros e juízes vinculados ao tribunal, bem como eventuais relações de nepotismo cruzado.
A inspeção também avaliou o pagamento de diárias aos magistrados. De acordo com o relatório, “foi constatado o pagamento da diária pelo TJ do Pará pelo valor integral mesmo quando o deslocamento não exigiu pernoite do magistrado fora da sede”. A Corregedoria decidiu pelo ajuste imediato da situação para o pagamento de meia diária no dia de retorno. Também determinou que os servidores e magistrados devolvam ao Tribunal os valores recebidos a mais nas diárias. Foi detectado ainda que “as justificativas para as diárias dos desembargadores não são detalhadas, ou seja, não discriminam a necessidade do deslocamento”.
SISTEMA - A Corregedoria do CNJ também apontou falhas no funcionamento do sistema informatizado do TJE. “Há inconsistências no sistema informatizado, cujos números não refletem a realidade do acervo das Varas”, diz o relatório. O Tribunal terá 30 dias para regularizar o sistema de maneira que o acervo físico e o virtual apresentem dados equivalentes. Diante dos problemas detectados no funcionamento do Judiciário, o CNJ determinou prazo para que a Justiça local possa saná-los. (Diário do Pará)

quarta-feira, 18 de março de 2009

Crefito divulga lista de aprovados em concurso

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 12ª Região (Crefito-12ª) torna pública a lista com o nome dos aprovados no último concurso.
Para visualizar a lista, clique no link: http://www.crefito12.org.br/conteudo.php?ver=373
(Luís Alves)

Município de Belém abre inscrição 'relâmpago' para concurso

A PRESIDÊNCIA DA FUNDAÇÃO PAPA JOÃO XIII – FUNPAPA abre concurso público para Processo Seletivo Simplificado - PSS, para contratação temporária de pessoal, para o quantitativo de 335 (trezentos e trinta e cinco) vagas disponíveis nos diversos cargos, conforme especificação no edital publicado no Diário Oficial do Município de Belém.
Resumo:
DO LOCAL DA INSCRIÇÃO: A Divisão de Recursos Humanos da FUNPAPA, localizada na Rua dos Timbiras, nº. 1827, entre a Av. Serzedelo Correa e Trav. Dr. Moraes, bairro de Batista Campos.
DO HORÁRIO: 9:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas.
DO PRAZO DE INSCRIÇÃO: 03 (TRÊS) DIAS ÚTEIS, A CONTAR DA PUBLICACÃO DO EDITAL. (Até hoje, quarta-feira, 18)
Além da demora para termos uma informação sobre esse concurso, particularmente acho uma falta de respeito com a população no quesito: publicidade. E pior ainda dar um prazo de 3 dias para se inscrever. Certamente, aí tem! E corram porque a fila das inscrições já começou.
Clique aqui para ler o edital 'flash'.(Luís Alves)

Ministério Público cobra explicações da Seduc sobre concursados

O Ministério Público do Estado (MPE) promete ingressar com medida judicial contra a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), caso a instituição não responda a solicitação dos promotores de Justiça quanto a nomeação de vários aprovados nos últimos concursos públicos. De acordo com a promotoria de Direitos de Constitucionais, as denúncias quanto a situação da Seduc são as mais graves, inclusive com publicação no Diário Oficial de contratações temporárias em cargos em que há candidatos esperando nomeação. Ontem, em uma reunião do MPE, com órgãos do estado e representantes de concursados, a titular da Seduc, Iracy Gallo, não compareceu e nem mandou representação.
O professor de Sociologia Alexandre Silva Dias estava indignado com a falta de respostas da Seduc. Ele foi aprovado em terceiro lugar no concurso C-105, mas houve um óbito e uma desistência nos dois primeiros lugares, contudo, desde 2006 ele não assumiu o cargo. 'Tenho documento das escolas de Curuçá que estão com déficit de 110 horas/aula da disciplina e estou aqui, com meu direito de aprovado, ainda desempregado', afirmou.
Estiveram presentes a Secretaria de Cultura (Secult), Secretaria de Aquicultura de Pesca (Sepaq), Susipe, Sead e Defensoria Pública.
O Ministério Público questionou a situação de cada uma das instituições, a fim de propor acordos para agilizar a nomeação, mas as respostas não foram satisfatórias para os concursados.
Limitação orçamentária e falta de espaço para lotação, além de responsabilização do governo anterior foram as alegações do presidente da Secult, Edílson Moura, ao explicar os motivos para que os bibliotecários aprovados no último concurso ainda não tenham sido efetivados.
'Não sei de onde o governo anterior tirou a necessidade de abrir concurso para 30 bibliotecários se não temos onde lotar esse pessoal, inclusive quando ainda, por sobrecarga, cedemos 16 para a Fundação Tancredo Neves', afirmou Moura. A Secult se comprometeu a prorrogar a validade do concurso, que venceria em maio, mas afirmou que não há ia fazer promessas quanto a nomeação. A única esperança dada pelasecretaria para chamar os aprovados é posterior a construção de uma biblioteca no bairro da Terra Firme, que ainda está em fase de licitação.
A representante da Procuradoria Geral do Estado, Ana Cláudia Abdussailh, chegou a pedir que o MPE encaminhasse todas denúncias para uma avaliação geral dos problemas, pois havia sido convocada para reunião sem ter conhecimento do processo, ainda sugeriu um novo encontro com os representantes. O promotor Alexandre Couto, contudo, afirmou que com a Seduc, por exemplo, não há mais como tentar conversar.'A Seduc já se mostrou desinteressada em resolver esse problema, inclusive faltando as reuniões. Daremos um prazo para que ela nos explique, caso não, será estudada uma ação judicial'.
Outro caso grave apresentado pelo MPE na reunião foi na Sepaq. A secretária, Socorro Pena, chegou a pedir desculpas e a perguntar qual era a punição para o erro, pois não tinha conhecimento de uma recontratação de temporário. O tempo de contratação expirou e a secretaria contratou a pessoa em uma função diferente. Outro fato foi a contratação temporária depois que o resultado do concurso já havia saído. (O Liberal)

terça-feira, 17 de março de 2009

Prefeitura de Belém anuncia concurso para Guarda Municipal

A Guarda Municipal de Belém (GMB) anunciou nesta segunda-feira (16) a realização de concurso público para maio deste ano. Serão mais de 420 para homens e mulheres. O decreto autorizando a realização do concurso foi assinado pelo prefeito Duciomar Costa na tarde da última sexta-feira (13).
Os primeiros contatos já foram feitos com as prováveis instituições de nível superior que vão realizar a prova. O processo agora será submetido a licitação. A inspetora-chefe adianta que vai exigir o máximo de transparência na realização do certame, com provas, inclusive, elaboradas fora do Estado.
Os 420 novos guardas municipais devem assumir o cargo ainda este ano e a cerimônia de certificação ocorrerá na data de aniversário da corporação em setembro deste ano. A prova está prevista para acontecer em maio, com treinamento logo em seguida. O atual efetivo da GMB é composto por 600 homens.
Das 420 vagas, sete devem ser reservadas a músicos, que vão integrar a Banda Sinfônica da corporação. O salário inicial da categoria soma R$ 836,50 por mês, já incluídas algumas vantagens. Não haverá, como dita a Constituição, limite de idade. Além da prova teórica, os aprovados devem ser submetidos a uma prova física.
A data das provas ainda não foram definidas.(ORM)

segunda-feira, 16 de março de 2009

Abin e PRF fazem novas chamadas para curso de formação

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) convocaram nesta segunda-feira (16/3) novos aprovados para participarem dos cursos de formação profissional. Os editais das novas chamadas podem ser encontrados no Diário Oficial da União, nas páginas 2 e 80, respectivamente, da terceira seção. Os candidatos convocados pela Abin em segunda chamada devem se matricular das 10h do dia 17 de março às 18h do dia 18 de março, pelo site www.cespe.unb.br/concursos/abin2008. O curso deverá ter início em 30 de março e término em 2 de julho e deve ser realizado em Brasília. A seleção ofereceu 190 oportunidades nas especialidades de agente e oficial de inteligência, com salários que variam de R$ 4.458,38 a R$ 9.713,13.Já os convocados pela PRF em terceira chamada devem apresentar a documentação exigida pelo órgão no dia 17 de março, às 7h30, no endereço indicado no edital. As aulas acontecerão no período entre 9 de março e 10 de junho, nos Estados do Mato Grosso e Pará. O processo seletivo ofertou 340 oportunidades para o cargo de policial rodoviário federal, com remuneração de R$ 5.238,94.(CorreioWeb)

Concurso para o TJE elimina 180 por falta

Mais de 180 pessoas já estão de fora da disputa a uma das 50 vagas para juiz substituto disponibilizadas pelo Tribunal de Justiça do Estado em concurso público. Ao todo, 1.453 candidatos estavam inscritos para a primeira prova do concurso, que foi realizada, na tarde de ontem, na Faculdade Ideal. O gabarito da prova será divulgado hoje e o resultado deve ser publicado no dia 17 de abril. A remuneração para o cargo é de R$ 14.507,19. Segundo Michel Jourdan, coordenador geral do concurso, a prova objetiva constou de 100 questões, abrangendo várias áreas do Direito, como o Constitucional, Tributário, entre outros. Para ser aprovado é necessário acertar pelo menos 50% das questões. Os candidatos aptos à segunda etapa farão provas discursivas. Essa etapa vai ser realizada nos próximos dias 21, 22 e 23 de junho e os candidatos responderão a uma só questão. O processo todo ainda abrange a avaliação de títulos e um curso de formação. “Durante quatro meses, os aprovados vão se preparar para a carreira na magistratura”, informa o coordenador geral do concurso. Para se candidatar, era necessário ser advogado, com pelo menos três anos de experiência. O concurso é ofertado todos os anos. Em 2008, apenas 11 dos 1.760 candidatos foram aprovados ao fim de todas as etapas. Eles já foram nomeados e assumiram os cargos. (Diário do Pará)

Ministério da Fazenda e Infraero abrem concursos

Concurso: Ministério da Fazenda abre 2.000 vagas
O Ministério da Fazenda abriu 2.000 mil oportunidades para o cargo de assistente técnico-administrativo em todo o país.O salário inicial é de R$ 2.590,42. As vagas estão distribuídas a seguir, de acordo com o estado: AC (12), AL (31), AM (26), AP (10), BA (123), CE (61), DF (112), ES (65), GO (56), MA (33), MG (217),MS (25),MT(39), PA (47), PB (46),PE (89), PI (23),PR(92), RJ (226), RN (50), RO (30), RR (9), RS (108), SC (73), SE (20), SP (368) e TO(9).A função exige o nível médio completo. Os aprovados deverão executar atividades técnicas, administrativas, logísticas e de atendimento. Os interessados poderão se inscrever até as 18h do dia 20 de março no site da Escola de Administração Fazendária (www.esaf.fazenda.gov.br), organizadora do concurso. O valor da taxa de participação é de R$ 62. Até o dia 10 de março, candidatos de família de baixa renda, inscritos do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), puderam solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição.A relação dos pedidos indeferidos será divulgada no dia 18 de março. PROVAS - O concurso compreenderá duas provas objetivas. A primeira será constituída por 40 questões de conhecimentos gerais de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico- Quantitativo e Informática Básica. A segunda terá 40 questões de conhecimentos específicos de Direito Administrativo, Constitucional, Tributário e Previdenciário. As avaliações estão marcadas para o dia 10 de maio. Os horários e locais serão divulgados posteriormente pela organizadora.RETIFICAÇÃO – No dia 5 de março, o órgão divulgou um edital de retificação em que reduz o salário do cargo, que passou de R$ 2.792,42 para R$ 2.590,42. Além disso, alterou a data da aplicação das provas,de 26 de abril para 10 de maio. Os editais de abertura e de retificação estão disponíveis para consulta no site do JC&E: www.jcconcursos.com.br.
Infraero inscreve a partir de hoje
Têm início nesta segunda-feira, 16 de março, as inscrições para o concurso promovido pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que pretende formar cadastro reserva para atividades de níveis médio e superior em diversas cidades do Brasil. Para participar, é necessário acessar o endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br) até as 14h do dia 3 de abril. As taxas custam R$ 51,37 (nível médio) e R$ 66,37 (nível superior). Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e membros de família de baixa renda poderão solicitar a dispensa da taxa de inscrição apenas nesta semana, dos dias 16 a 20, no site da organizadora. As chances de nível superior estão divididas entre os cargos de analista I, analista II e analista III. As remunerações são de R$ 2.484,18, R$ 2.821,02 e R$ 3.203,53, respectivamente. (Diário do Pará/Jornal dos Concursos)

domingo, 15 de março de 2009

Funasa define organizadora de concurso

A Fundação Nacional da Saúde (FUNASA) definiu a Cesgranrio como a empresa que realizará o concurso para preenchimento de 419 vagas. Agora é aguardar a abertura das inscrições. (Luís Alves)

sábado, 14 de março de 2009

MPOG substituirá 287 terceirizados

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) foi autorizado a realizar concurso para preencher 287 vagas em seu quadro de pessoal.
Serão 255 vagas ao cargo de agente administrativo e 32 de analista técnico-administrativo. De acordo com a autorização, o objetivo do concurso é a substituição de trabalhadores terceirizados irregulares.
O prazo para a publicação do edital é de seis meses e a previsão é de que as contratações comecem a partir de julho deste ano.(Jornal dos Concursos)

Organizadora do concurso da Funasa será escolhida muito em breve

A Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) divulgou o edital para a realização do pregão eletrônico que irá escolher a empresa responsável pelo concurso que visa preencher 419 vagas de nível médio e superior. o objetivo do concurso é substituir trabalhadores terceirizados que executam atividades que não estão previstas no decreto que regulamenta a terceirização de órgãos públicos. O prazo para o órgão divulgar o edital da seleção termina em março.
As oportunidades serão distribuídas da seguinte maneira: nível superior - Administrador (25 vagas), analista de sistemas (15), arquiteto (7), arquivista (1), auditor (15), bibliotecário (2), biólogo (10), contador (10), engenheiro (70), estatístico (5), farmacêutico químico (30), geólogo (2), técnico de planejamento e pesquisa (8), sanitarista (4) e técnico em assuntos educacionais (10); nível médio - agente administrativo (185) e técnico de contabilidade (20).
De acordo com o edital do pregão, os salários oferecidos serão de R$ 1.910,95 para os cargos de nível médio e R$ 2.222,72 aos de nível superior.
O documento também define que as inscrições para os cargos de nível médio sejam limitadas a R$ 47,77 e aos de nível superior de R$ 55,56.
Ainda de acordo com a Fundação, o concurso será de nível nacional e os contratados serão distribuídos nas Coordenações Regionais do órgão e também na presidência.(Jornal dos Concursos)

quinta-feira, 12 de março de 2009

Servidores da Prefeitura Municipal de Belém paralisam por 24h a partir de amanhã

Servidores da Prefeitura Municipal de Belém prometem cruzar os braços durante 24 horas e fazer manifestação, amanhã, para cobrar a reposição das perdas salariais acumuladas entre os anos de 1992 e 1994. Os manifestantes estão chamando a data de “Dia D”. Serão mantidos somente os serviços essenciais, como o atendimento médico nos postos e prontos-socorros, e nos abrigos.
A paralisação inicia às 9h, na praça Santuário, em frente à Basílica Santuário de Nazaré. De lá, os servidores sairão com faixas e carro som, em caminhada rumo à sede da PMB, para tentar uma audiência junto ao prefeito Duciomar Costa.
De acordo com a presidente da Associação dos Servidores da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Gualdina Maria Neves, as perdas salariais acumuladas entre os anos de 1992 e 1994 somam 20,84%, sem correção. O Sindicato dos Servidores de Belém (Sisbel) ingressou há cerca de 17 anos com uma ação solicitando o pagamento das perdas e, afirmou Gualdina, a Justiça determinou em dezembro do ano passado o pagamento desses valores de forma retroativa e o reajuste imediato do percentual sobre o salário-base dos servidores.
Têm direito ao pagamento retroativo e o reajuste salarial todos os servidores que integram o quadro funcional do município desde 1992 ou que trabalharam naquele período. Os valores dos retroativos variam de acordo com cada servidor. Mas em geral estão entre R$ 30 e R$ 130 mil. Os servidores que ingressaram no município depois desse período também têm direito, já que seus salários são considerados defasados. Atualmente, a administração municipal conta com cerca de 25 mil servidores.
“A gente quer que ele se posicione e apresente, pelo menos, uma proposta. Perto da eleição ele anunciou que ia pagar as perdas. Mas foi só um subterfúgio para ganhar a eleição”. Os funcionários também querem a revogação do decreto, assinado no dia 31 de dezembro de 2008 pelo prefeito, que retira dos salários o pagamento de abonos e gratificações.
INTERSINDICAL - Representantes da Intersindical e do governo do Estado se reúnem na tarde de hoje para discutir a pauta de reivindicações apresentada pelos sindicalistas. Durante a reunião, serão discutidas questões sociais e também assuntos como reajuste salarial, Projetos de Lei e capacitação dos funcionários. O Secretário Estadual de Planejamento, José Júlio, deve participar da reunião.
Entre as reivindicações dos servidores estão o aumento salarial de 15%, reposição de perdas histórias de cerca de 70%, dependendo do nível de escolaridade, e o aumento do auxílio alimentação. “Nós temos sido pacientes nos últimos dois anos quanto à questão salarial e sabemos que esse ano o governo estadual vai usar a desculpa da crise financeira, mas vamos lutar por nossos direitos”, afirma o sindicalista. (Diário do Pará)

Sexta-feira, 13. Dia de Manifestação dos Servidores da Prefeitura de Belém.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Telegrama enviado para endereço errado garante posse a candidato

Decisão judicial do Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) garantiu o cargo a um candidato que havia perdido o prazo da posse por conta de um equívoco do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB). Aprovado no concurso para analista de administração pública do Distrito Federal, o candidato não foi notificado da convocação à posse porque o Cespe encaminhou o telegrama a um endereço incorreto. O aprovado entrou com mandado de segurança no TJDFT reivindicando nova oportunidade de nomeação, comprovando erro da Administração Pública no momento da convocação. Apesar de ter notificado a organizadora de sua mudança para Goiânia, o candidato recebeu o telegrama de convocação em seu antigo endereço, motivo pelo qual não se apresentou.Depois de saber da nomeação, o candidato procurou a Secretaria de Planejamento e Gestão para informar o erro, mas não conseguiu obter a posse. Diante da negativa do órgão, ele decidiu acionar a Justiça. A relatora do mandado de segurança afirmou em decisão liminar que o candidato aprovado em concurso público deve ser intimado pessoalmente para tomar posse. Caso a intimação seja realizada através de telegrama, este deve ser enviado para o endereço correto do interessado. Cabe ao candidato fornecer as alterações cadastrais, e à Administração, atualizá-las.(CorreioWeb)

Infraero lança edital de retificação para analistas

A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) lançou edital de retificação referente ao conteúdo programático para os cargos de analista superior I, II e III. As informações podem ser checadas na página 17 da terceira seção do Diário Oficial da União desta quarta-feira (11/3). A seleção vai formar cadastro de reserva em cargos de níveis médio/técnico e superior. Os salários variam de R$ 1.029,50 a R$ 3.203,53.As oportunidades de nível superior são para assistente social, bibliotecário, biólogo, enfermeiro de trabalho, jornalista, relações públicas, publicitário, pedagogo, psicólogo, administrador, advogado, auditor, contador, economista, médico do trabalho, analista de sistemas, arquiteto, engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental, engenheiro civil, engenheiro de infraestrutura aeronáutica, engenheiro de segurança do trabalho, engenheiro de telecomunicações, engenheiro eletricista, engenheiro eletrônico, engenheiro florestal, engenheiro mecânico, engenheiro mecatrônico, engenheiro químico, engenheiro sanitarista e meteorologista. Já as chances de nível médio/técnico são para desenhista projetista, técnico em edificações, técnico em eletrônica, técnico em eletrotécnica, técnico em estradas, técnico em mecânica, topógrafo e profissional de serviços aeroportuários.As inscrições devem ser realizadas no período de 16 de março a 4 de abril, exclusivamente através do site www.concursosfcc.com.br. As taxas de participação são de R$ 51,37 e R$ 66,37. O processo seletivo constará de provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos para todos os cargos e redação para analista superior I, II e III. . A aplicação das avaliações está prevista para 21 de junho, nos dois turnos. A confirmação da data e as informações sobre horários e locais serão divulgadas oportunamente pela organizadora.(CorreioWeb)

Candidatos têm direito a consultar cartões de respostas em concursos públicos

As organizadoras de concursos públicos devem permitir que os candidatos tenham acesso aos cartões originais com suas respostas para comparação com os gabaritos oficiais. O entendimento é da Quinta Turma do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região, ao julgar pedido de revisão de candidatos da seleção para auditores da Receita Federal realizado em 2005.Acompanhando entendimento do relator, juiz Ávio Mozar José Ferraz de Novaes, a turma decidiu por unanimidade que a prática viola os princípios da publicidade, legalidade e da fundamentação dos atos administrativos.Pretenderam os autores/candidatos a revisão das provas objetivas prestadas no concurso para o cargo de auditor fiscal da Receita Federal, regido pelo Edital n.º 70/2005, bem como a concessão de tutela antecipada que lhes permitisse a continuação nas demais fases do certame.Depois de decisão de primeiro grau favorável aos candidatos, a União recorreu da sentença sustentando que como o edital de abertura já previa a impossibilidade de consulta aos cartões, conceder o benefício prejudicaria os demais participantes do processo seletivo.Para o relator do TRF, os inscritos têm direito a "ter ciência da real e verdadeira contagem dos pontos obtidos na aferição das provas realizadas a fim de comprovarem seus desempenhos individuais".(CorreioWeb)

PF pode abrir concurso ainda nesse semestre

A Polícia Federal aguarda autorização do Ministério do Planejamento para 2 mil vagas que foram sancionadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro do ano passado e estão previstas na lei 11.890/08.Na Polícia Federal, a estimativa é de 500 vagas para delegado, 300 para perito criminal, 750 para agente, 400 para escrivão e 50 para papiloscopista. Os salários iniciais para escrivão, agente e papiloscopista são de R$ 7.514,33 e os finais, de R$ 11.879,08. Já para delegado e perito o inicial é de R$ 13.368,68 e o final, de R$ 19.699,82. A PF informou que espera que o edital possa ser publicado ainda no primeiro semestre. (G1)

Candidatos aprovados na Sema são nomeados

Foram nomeados na última sexta-feira (6) os candidatos aprovados em concurso público para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) no final de 2008. A medida faz parte do esforço para melhorar a estrutura do órgão ambiental e, consequentemente, os serviços que presta à sociedade.
A lotação dos aprovados se dará nas seguintes regiões de integração do Estado: Metropolitana, Carajás, Baixo Amazonas, Marajó, Rio Capim e Xingu. Quando se inscreveu, o candidato indicou a região onde pretende atuar. A medida faz parte do esforço da Sema de descentralizar suas atividades, anteriormente concentradas em Belém. Hoje, a Sema já está presente em Marabá, Altamira e Santarém, municípios com maior demanda na área ambiental, sobretudo na gestão florestal.
Os aprovados vão exercer as seguintes funções: assistente de informática, assistente de infraestrutura, assistente de meio ambiente, técnico de laboratório, auxiliar de serviços operacionais, técnico em gestão de infraestrutura (engenharia civil), técnico em gestão de meio ambiente (agronomia, arquitetura e urbanismo, biomedicina, ciências sociais, engenharia ambiental, engenharia de alimentos, engenharia de pesca, engenharia de produção, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia química, engenharia sanitária, geografia, geologia, história, letras, matemática, meteorologia, oceanografia, pedagogia, serviço social, turismo e zootecnia), técnico em gestão pública (ciências contábeis e psicologia) e técnico em gestão de informática.
Ao todo, foram ofertadas 299 vagas, das quais 211 preenchidas. A Secretaria de Estado de Administração (Sead) já enviou carta aos aprovados convocando-os para assumir seus cargos. Eles têm até 30 dias, a partir de 6 de março, para se apresentar; ou seja, na primeira semana de abril, a Sema já contará com os novos servidores efetivos.
Para o secretário em exercício, Marcelo Françozo, a nomeação dos concursados vai reforçar o aparato da Sema, que deixará de contar com força de trabalho temporária, como ocorria até então, o que tornava impossível manter a capacidade técnica do órgão. “Agora vamos trabalhar pela fixação desses novos servidores, na tentativa de diminuir a rotatividade”, acrescentou Françozo, lembrando que o resultado desse reforço será de longo prazo, não imediato. Além do concurso, a Sema está investindo nas carreiras dentro do órgão, a fim de evitar a perda de profissionais concursados para o mercado.
Além de investir no quadro funcional, a Sema está preparando uma série de normativas de caráter técnico para simplificar a competência da gestão florestal. Essas medidas serão regulamentadas na forma de Instrução Normativa, decretos, visando aprimorar o marco regulatório ambiental (legislação adequada) do Pará.
Segundo Françozo, a Sema tem se empenhado para descentralizar a gestão ambiental, o que já acontece plenamente em 18 municípios paraenses, mas a competência pela gestão florestal continua sob responsabilidade do órgão estadual, na capital, dada a baixa capacidade técnica dos municípios para assumir essa demanda. “O licenciamento florestal é complexo, diferente do licenciamento de uma padaria, por exemplo, e requer, dentre outras medidas, a unificação de sistema de controles de guias dos órgãos ambientais de todos os Estados e do Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama)”, compara Françozo.
A área de maior demanda da Sema continua sendo a gestão florestal, mas, desde o ano passado, a Sema deixou de aceitar projetos inadequados ou inconsistentes que geram retrabalho e transferem à Sema o ônus pelas pendências não cumpridas pelos interessados. Mesmo assim, acrescenta Marcelo Françozo, a secretaria licenciou 4,2 milhões de m³ de madeira em 2008, um volume recorde no Pará, o que fez com que se ampliasse a oferta de madeira legal no mercado, ainda que o setor se ressinta da crise econômica mundial que está causando impactos em todos os segmentos da economia nacional.(Sema)

Óbidos abre concurso para 636 vagas

Estão abertas as inscrições do concurso público para a Prefeitura de Óbidos, na região oeste do Pará.Ocertame visa ao preenchimento de 636 vagas distribuídas em todos os níveis de escolaridade, com vencimentos que variam de R$ 465 a R$ 960. As inscrições estarão abertas até o próximo dia 13, somente pelo site www.esamaz.com.br. O valor da taxa varia de R$ 35 a R$ 60, dependendo do cargo.

MMA divulga resultado de avaliação de títulos apesar da suspensão do concurso

Mesmo com o a suspensão do concurso que prevê 200 contratações temporárias, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) publicou nesta quarta-feira (4/3) o edital que traz o resultado final da avaliação de títulos e experiência profissional. De acordo com o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), enquanto não houver nenhuma notificação por parte da Justiça, a seleção continuará em andamento. A assessoria de comunicação do MMA afirmou também não ter recebido nenhum aviso oficial sobre a suspensão e que tomou conhecimento do assunto por meio da imprensa. Segundo o órgão, as providências necessárias serão tomadas assim que o Ministério for notificado. O resultado da avaliação de títulos por ser checado no Diário Oficial da União, na página 107 da terceira seção.
Entenda o caso
O processo seletivo simplificado foi suspenso liminarmente nesta terça-feira (3/3) por determinação do juiz Itagiba Catta Preta, da 4ª Vara da Justiça Federal em Brasília. A decisão é uma resposta à ação civil pública ajuizada pela Associação dos Servidores do Ibama (Assibama), que congrega servidores do Ministério. A entidade argumenta que as atribuições dos cargos, "de natureza técnica e administrativa", os enquadram como típica de servidores efetivos.O processo seletivo para temporários teve seu edital publicado em dezembro e oferta chances apenas para nível superior. Os aprovados deverão atuar em áreas técnicas e especializadas em órgãos do Executivo. O salário indicado no edital de abertura da seleção varia entre R$ 3,8 mil e R$ 8,3 mil. As vagas são destinadas aos estados do Paraná, Rondônia, Pará e também ao Distrito Federal. (CorreioWeb)

Abin divulga resultados e convoca candidatos para curso de formação

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) divulgou nesta segunda-feira (9/3) os resultados finais da avaliação psicológica, avaliação médica e a convocação para a primeira turma do curso de formação para o cargo de oficial de inteligência. A relação dos candidatos, através do número de inscrição, está disponível na primeira página da 3ª seção do Diário Oficial da União. A primeira turma do curso de formação terá início no dia 30 de março e término previsto para 2 de julho, na Escola de Inteligência (Esint), situada no Setor Policial Sul, Área 5, Quadra 1, Brasília (DF). No primeiro dia de aula, os alunos deverão comparecer em traje passeio completo ou passeio, inclusive gravata para alunos do sexo masculino.A matrícula para o curso de formação deve ser feita exclusivamente através do site www.cespe.unb.br/concursos/abin2008 , no período das 10h do dia 11 de março às 16h do dia 12 de março. Processo seletivoA Abin irá selecionar 190 novos servidores nas especialidades de agente (nível médio) e oficial de inteligência (nível superior). Para a carreira de agente de inteligência se inscreveram 21.802 pessoas e para a de oficial 66.491 pessoas. A remuneração prevista varia de R$ 4.458,38 a R$ 9.713,13. (CorreioWeb)

Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região da 8ª Região oferece sete vagas de R$ 19,9 mil

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, que compreende os Estados do Pará e Amapá, realiza concurso público para preencher sete vagas de juiz do trabalho substituto. Para participar, o candidato deve ser bacharel em Direito e ter três anos, no mínimo, de atividade jurídica. A remuneração oferecida para o cargo é de R$ 19.955,40.As inscrições devem ser realizadas no período de 26 de março a 24 de abril, exclusivamente através do site www.trt8.jus.br/concurso . A taxa de participação é de R$ 100. A seleção constará de cinco fases: prova objetiva, prova dissertativa, prova prática, prova oral e prova de títulos. A primeira etapa tem data prevista para ser realizada no dia 17 de maio.(CorreioWeb)

Infraero forma cadastro reserva em todo país

A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) está promovendo concurso para formar cadastro reserva em atividades de níveis médio e superior. Há oportunidades para diversas cidades do país. As inscrições poderão ser feitas no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br) das 10h do dia 16 de março às 14h de 3 de abril. As taxas custam R$ 51,37 (nível médio) e R$ 66,37 (nível superior). Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e membros de família de baixa renda poderão requerer a dispensa da taxa somente entre os dias 16 e 20, no site da FCC. As oportunidades de ensino médio estão distribuídas em três diferentes níveis: profissionais de engenharia e manutenção, profissionais de serviços técnicos e profissionais de serviços aeroportuários. Na área de engenharia, há vagas para desenhista/ projetista, técnico em edificações, técnico em eletrônica, técnico em eletrotécnica, técnico em estradas, técnico em mecânica e topógrafo. Já o setor técnico tem chances para as funções de técnico de enfermagem do trabalho, técnico em segurança do trabalho e técnico em contabilidade. Os cargos ligados à engenharia e à parte técnica têm salários de R$ 1.696,32. Já os profissionais de serviços aeroportuários receberão R$ 1.029,50. As chances de nível superior também estão divididas entre os cargos de analista I, analista II e analista III. Os salários são de R$ 2.484,18, R$ 2.821,02 e R$ 3.203,53, respectivamente. Para analista I, há oportunidades nas atividades de assistente social, bibliotecário, biólogo, enfermeiro do trabalho, jornalista, publicitário, relações públicas, pedagogo e psicólogo. Para analista II, as vagas abertas são de administrador, advogado, auditor, contador, economista e médico do trabalho. Já o nível III oferece chances para analista de sistemas em diversas especialidades, engenheiro em diversas especialidades, arquiteto e meteorologista. A prova objetiva está agendada para o dia 21 de junho. (Jornal dos Concursos)

terça-feira, 10 de março de 2009

Ministério do Meio Ambiente contratará 2 mil novos servidores

Mais uma boa notícia para os concursos públicos federais! O Ministério do Meio Ambiente (MMA) anunciou, na última semana, que pretende contratar 2 mil novos funcionários para seu quadro de servidores. Segundo informações do Ministério, o objetivo das contratações é “fechar o cerco ao desmatamento na Amazônia”. As oportunidades serão distribuídas entre os cargos de fiscal ambiental e policial federal – 1 mil para cada. Os servidores irão atuar exclusivamente na região amazônica, no combate aos crimes ambientais. Ainda segundo o órgão,dos contratados para a área ambiental, 450 irão trabalhar no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e 550 serão lotados no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O Ministério já recebeu autorização para começar a trabalhar nos editais, que devem ser publicados em breve. O ministro afirma que as vagas não serão criadas e sim remanejadas. “Haverá um remanejamento das vagas já existentes, concentradas nesse esforço”, disse Minc, em entrevista no MMA. Tanto o Ibama quanto o ICMBio realizaram, recentemente, concursos para preencherem vagas efetivas de analista ambiental. O edital do Ibama, lançado em novembro do ano passado, oferecia 225 vagas para candidatos com nível superior em qualquer área. O concurso foi organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) e a taxa de participação custou R$ 60. O salário inicial era de R$ 4.115,37. As oportunidades foram distribuídas entre as seguintes áreas: Licenciamento e Auditoria Ambiental (52), Regulação, Controle e Fiscalização Ambiental (82), Gestão Proteção e Controle da Qualidade Ambiental (28), Ordenamento dos Recursos Florestais e Pesqueiros (29), Conservação, Manejo e Proteção das Espécies da Fauna (28) e Estímulo e Difusão de Tecnologias, Informação e Educação Ambiental (6). As provas constaram de questões de múltipla escolha nas disciplinas de Português e Informática, conhecimentos gerais e específicos. Já o ICMBio ofereceu 175 vagas distribuídas entre os seguintes estados:Acre (13),Amapá (10), Amazonas (47), Maranhão (11), Mato Grosso (10), Pará (53), Rondônia (16),Roraima (08) e Tocantins (07).(Jornal dos Concursos)

Ministério da Educação prepara edital

Dentro de 180 dias, o Ministério da Educação deverá lançar edital de concurso público com a oferta de 290 vagas. A autorização já foi concedida pelo Ministério do Planejamento. A maioria dos postos (265) é para agente administrativo, com a exigência de escolaridade intermediária. Os outros 25 cargos serão ocupados no quadro de pessoal do Instituto Nacional de Educação de Surdos. As vagas serão para assistente de alunos e técnico em Enfermagem (nível médio) e bibliotecário-documentalista (nível superior). As nomeações nas quantidades previstas visam à substituição de terceirizados em desacordo com a legislação vigente e deverão ocorrer a partir de outubro, tendo como contrapartida a extinção dos 290 postos de trabalho até 31 de dezembro de 2009. (Diário do Pará)

Prefeitura de Castanhal confirma inscrições

Os candidatos inscritos no concurso público da Prefeitura Municipal de Castanhal devem, a partir de hoje, confirmar suas inscrições. O procedimento deve ser feito pelo site www.coned.com.br ou presencialmente, no Salão de Recepções da Capela de São Francisco, na rodovia BR-316, em Castanhal. O concurso visa ao preenchimento de 2.876 vagas, sendo 509 delas para cadastro de reserva. A distribuição de vagas são para todos os níveis de escolaridade. As provas serão realizadas nos dias 15, 22 e 29 de março, de acordo com o cargo pretendido.

Concurso: Ministério da Fazenda começa a inscrever

Já estão abertas as inscrições do concurso público para o Ministério da Fazenda. A oferta é de duas mil vagas para o cargo de assistente técnico-administrativo. A remuneração prevista para o cargo é de R$ 2.792,42.O processo seletivo será organizado pela Escola de Administração Fazendária (Esaf ) e constará de duas avaliações objetivas, que devem ser aplicadas no dia 26 de abril. As inscrições poderão ser feitas até 20 de março, pelo site http://www.esaf.fazenda.gov.br/. A taxa de participação é de R$ 62.As vagas são destinadas aos Estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo, Tocantins e também no Distrito Federal. (Diário do Pará)

Ophir Loyola abre Processo Seletivo para Curso de Especialização

O Hospital Ophir Loyola - HOL, através da Diretoria de Ensino e Pesquisa, em parceria com Universidade do Estado do Pará – UEPA, abre Processo Seletivo para o preenchimento de vagas para os Cursos de Especialização em Enfermagem - Modalidade Residência em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, de acordo com a Resolução de nº259/2001 do Conselho Federal de Enfermagem – COFEN. As inscrições estarão abertas no período de 18/02/2009 a 20/03/2009 nos dias úteis, das 9:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas, na Divisão de Ensino da Diretoria de Ensino e Pesquisa -HOL, Av. Magalhães Barata nº 952, São Brás, 66063-240 Belém-Pa, fone: (0xx-91) 3342-1320. A taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00 (cem reais), deverá ser paga na Tesouraria do HOL de segunda a sexta-feira no horário 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas.
Poderão candidatar-se aos Cursos de Especialização, enfermeiros graduados sem vínculo empregatício de qualquer natureza.
A prova vem com um teste de múltipla escolha com 50 questões e será realizada, no Campus IV da UEPA, situado a rua José Bonifácio nº 1289 entre Mundurucus e Pariquis, no horário de 9 as 12 horas, no dia 30/03/2009.
Clique aqui para ler o edital. (Luís Alves)

segunda-feira, 9 de março de 2009

TJ-PA continua inscrevendo até o final do mês

Não deixe pra amanhã a inscrição do concurso do TJ-PA. São 236 vagas esperando por você. E a correria começou faz tempo. Desde que me entendo em concursos públicos, o TJE sempre foi alvo de muitos concurseiros há bastante tempo. Cursinhos preparatórios lotados, nem se fala. A partida já começou e a bola tá rolando até o dia da prova.
As vagas são para candidatos de níveis médio, técnico e superior, também será formado cadastro de reserva e o concurso tem validade por até 4 anos. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais.
As remunerações iniciais são de R$5.257,30 para oficial de justiça, R$4.461,91 para analista judiciário e R$2.123,75 para auxiliar judiciário.
A prova objetiva está marcada para o dia 17 de maio.
As inscrições pelo site da Fundação Carlos Chagas. (Luís Alves)

Infraero incia inscrições no dia 16

Não faça confusão, porque é o 2º concurso autorizado da Empresa Brasileira de Infra Estrutura e Aeroportuária (Infraero) gerando oportunidades em vários cargos de níveis médio, técnico e superior para atuar nos aeroportos de diversos estados.
Os interessados deverão se inscrever a partir das 10h do dia 16 deste mês até 3 de abril através do site da Fundação carlos Chagas, com taxas de R$51,37 (níveis médio ou técnico) e R$66,37 (superior).
A prova objetiva está marcada para o dia 21 de junho. Vai perder essa 2ª chance? Fala sério! (Luís Alves)

Sim inevitável

Ao autorizar o concurso para procurador, na quinzena passada, o Ministério do Planejamento, além de atender necessidade básica, deu indício de que atenderá aos demais pleitos, todos justos, do Banco Central (BC): 150 vagas de técnico, de nível médio e 350 de analista, de nível superior, além de outras seleções, até 2013.
O Planejamento ficou de manifestar-se a partir de abril, conforme o comportamento da arrecadação, mas a resposta só pode ser positiva, como tem sido para outras áreas igualmente estratégicas, casos, por exemplo, dos ministérios da Educação, da Fazenda, da Justiça e da Integreção Nacional.
O BC não pode ser fragilizado, principalmente quando o Brasil sofre as consequências da crise financeira global, que poderá ainda demorar um bom tempo. No entanto, o banco, embora pague vencimentos razoáveis, vem perdendo quadros importantes para a iniciativa privada - mais generosa e sempre precisando de pessoal altamente qualificado -, e também precisa repor as aposentadorias. Somente este ano, 850 servidores alcançarão a idade necessária para passarem à inatividade.
Note-se que a substituição adequada em áreas especializadas requer tempo para transmissão do conhecimento, uma das razões para que os concursos solicitados não sejam protelados.
A sociedade pede austeridade aos governantes, ainda mais em momentos difíceis, como o atual, mas o Banco Central é um dos setores em que não se pode economizar. Seria a chamada "economia burra", aquela que acaba resultando em prejuízo. O 'sim' do Planejamento, portanto, é inevitável. A curtíssimo prazo.(Folha Dirigida)

Rapidinhas: Onde estará a crise?

Fico me perguntando se a crise mundial abalou o Brasil, mais especificamente no embalo dos concursos. Primeiro que 2009 é o bum dos concursos no país. Segundo que já se manifestaram com as 2 mil vagas para assistentes técnicos administrativos do Ministério da Fazenda, o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ-PA) com 235 vagas, o Ministério da Saúde já liberado para preencher as 279 vagas. A União também já autorizou mais de 3.525 vagas e ainda há mais de 5.600 também liberadas esperando editais, com maior número para o Ministério da Educação (MEC). Outras 238.200 vagas temporárias serão oferecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mais o Ministério da Saúde que publicou as nomeações e chamou para a posse 465 aprovados no cargo de agente administrativo. Mais a Anatel com 247 vagas.
Ainda se espera o Ministério Público do Estado (MP-PA) e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
Alguém viu alguma crise por aí? (Luís Alves)

Concurso do Ministério da Fazenda é a oportunidade certa

O grande número de vagas para o cargo de assistente técnico administrativo de nível médio, sem especialização, é a oportunidade certa e até rara na esfera federal. Com o adiamento da prova para o dia 10 de maio, eu até já esperava esse adiamento pelo fato de estar muito em cima do lançamento do edital, as chances de aprovação aumentaram. Não é tão fácil passar em concurso com tão pouco tempo de estudo para quem iniciou desde a abertura do edital. Mas para quem vem estudando para concursos de nível médio, estimula mais ainda.
A estabilidade é o grande atrativo e ela não vem sozinha, vem acompanhada da remuneração incial, de R$2.590, mais auxílio-alimentação, de R$126 a R161,99, tem também outros benefícios e da possibilidade de crescimento na carreira.
A prova vem totalmente objetiva. Os conteúdos a mais são Legislação Tributária e Previdenciária, incomuns em seleções do 2º grau, mas não tem nada de difícil, são somente as noções básicas que precisam ser, basicamente, decoradas. A taxa de inscrição é de R$62. Não perca tempo! (Luís Alves)

domingo, 8 de março de 2009

Feliz Dia Internacional da Mulher (Concurseira)

Felicidade, amor e muito sucesso! O Blog deseja a todas as concurseiras um dia especial. E a partir desse dia, agradecer a todas pela existência e companhia. Sem vocês, nós concurseiros, não seríamos nada. Que estímulo teríamos sem mulheres nas salas de cursinhos preparatórios, hein? Nenhum! Perco a amizade, mas não perco o senso de humor.
Enfim, que todas as concurseiras sejam aprovadas e nomeadas em todos os concursos, deixando algumas vagas para os concurseiros, é claro. E que a luta de vocês continuem a todo o vapor como sempre foi e sempre será. Feliz Dia Internacional da Mulher.(Luís Alves)