quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

E o Procurador Geral pede demissão de Temporários

A 3ª prorrogação do acordo de dispensa de servidores temporários estaduais da administração direta encerra no próximo dia 31 de janeiro. "Hoje o Estado possui ainda sete mil servidores temporários. Apesar do Estado ter tido atraso na publicação de algumas nomeações, principalmente na Seduc, se pretende cumprir o prazo acordado", diz o procurador geral do Estado, Ibraim Rocha.
Cerca de 21 mil servidores temporários atuavam no governo. Ele comenta que o governo estadual está "legalizando uma situação ilegal". "Abrir uma possibilidade para estes servidores terem sua situação legalizada. Só concurso público tem essa garantia. Não queremos manter a situação precária dos servidores", diz.
Rocha ressalta que o acordo judicial foi assinado antes do governo Ana Julia. "Ela (governadora) não poderia fugir deste cumprimento. Os concursos têm oferecido o direito da população a acessar um cargo público", diz. O contrato temporário é utilizado em situações onde não há como o profissional esperar realizar concurso publico, como agentes de saúde em situações temporais de combate à Dengue.
"O Estado tem uma série de concursos em andamento e outros que serão editados. Eles não estão vinculados apenas na substituição de temporários", explica. Segundo Rocha, o Estado pretende cumprir o prazo do acordo, mas sem prejudicar a continuidade do serviço. "Se perceber que a população foi prejudicada, faremos de tudo para não acontecer". Ele se refere a servidores temporários que possuem profissões de atendimento à população, como professores e médicos. A partir de agora, o servidor temporário é contratado por seis meses e prorrogado por mais seis. A partir do prazo final, um novo sistema criado pelo governo estadual bloqueia o nome do servidor, que é exonerado.(DP)
Sinceramente, eu acredito que teremos mais uma prorrogação. Afinal, novela de estado e apadrinhado sempre vem acompanhado. E assim cresce Pará. Terra de (sem) direitos para quem tem direito.

Um comentário:

Anônimo disse...

Por que nao:)