quinta-feira, 12 de março de 2009

Servidores da Prefeitura Municipal de Belém paralisam por 24h a partir de amanhã

Servidores da Prefeitura Municipal de Belém prometem cruzar os braços durante 24 horas e fazer manifestação, amanhã, para cobrar a reposição das perdas salariais acumuladas entre os anos de 1992 e 1994. Os manifestantes estão chamando a data de “Dia D”. Serão mantidos somente os serviços essenciais, como o atendimento médico nos postos e prontos-socorros, e nos abrigos.
A paralisação inicia às 9h, na praça Santuário, em frente à Basílica Santuário de Nazaré. De lá, os servidores sairão com faixas e carro som, em caminhada rumo à sede da PMB, para tentar uma audiência junto ao prefeito Duciomar Costa.
De acordo com a presidente da Associação dos Servidores da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Gualdina Maria Neves, as perdas salariais acumuladas entre os anos de 1992 e 1994 somam 20,84%, sem correção. O Sindicato dos Servidores de Belém (Sisbel) ingressou há cerca de 17 anos com uma ação solicitando o pagamento das perdas e, afirmou Gualdina, a Justiça determinou em dezembro do ano passado o pagamento desses valores de forma retroativa e o reajuste imediato do percentual sobre o salário-base dos servidores.
Têm direito ao pagamento retroativo e o reajuste salarial todos os servidores que integram o quadro funcional do município desde 1992 ou que trabalharam naquele período. Os valores dos retroativos variam de acordo com cada servidor. Mas em geral estão entre R$ 30 e R$ 130 mil. Os servidores que ingressaram no município depois desse período também têm direito, já que seus salários são considerados defasados. Atualmente, a administração municipal conta com cerca de 25 mil servidores.
“A gente quer que ele se posicione e apresente, pelo menos, uma proposta. Perto da eleição ele anunciou que ia pagar as perdas. Mas foi só um subterfúgio para ganhar a eleição”. Os funcionários também querem a revogação do decreto, assinado no dia 31 de dezembro de 2008 pelo prefeito, que retira dos salários o pagamento de abonos e gratificações.
INTERSINDICAL - Representantes da Intersindical e do governo do Estado se reúnem na tarde de hoje para discutir a pauta de reivindicações apresentada pelos sindicalistas. Durante a reunião, serão discutidas questões sociais e também assuntos como reajuste salarial, Projetos de Lei e capacitação dos funcionários. O Secretário Estadual de Planejamento, José Júlio, deve participar da reunião.
Entre as reivindicações dos servidores estão o aumento salarial de 15%, reposição de perdas histórias de cerca de 70%, dependendo do nível de escolaridade, e o aumento do auxílio alimentação. “Nós temos sido pacientes nos últimos dois anos quanto à questão salarial e sabemos que esse ano o governo estadual vai usar a desculpa da crise financeira, mas vamos lutar por nossos direitos”, afirma o sindicalista. (Diário do Pará)

Sexta-feira, 13. Dia de Manifestação dos Servidores da Prefeitura de Belém.

Nenhum comentário: