quarta-feira, 3 de junho de 2009

Concurso TJE-PA: Comissão pede anulação ao MPE

A comissão de candidatos do concurso para o quadro de reserva do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), promovido no dia 17 de maio, protocolou ontem à tarde ofício endereçado ao desembargador Rômulo Nunes, presidente da instituição, apresentando a denúncia de plágio de questões de outros concursos por parte da Fundação Carlos Chagas, responsável pelo certame.
Os candidatos questionam a idoneidade da prova, de acordo com o diretor do Sindicato de Assistentes Sociais no Estado do Pará, Agostinho Belo, pelo menos 12 das 40 questões da prova específica para o cargo de assistente social foram copiadas integralmente de provas de outros concursos. Segundo ele, candidatos de outros cargos também identificaram problemas nas provas específicas.
As acusações foram apresentadas ao Ministério Público Estadual (MPE). A comissão pede que a prova seja anulada. Ontem, a assessoria do MPE confirmou, por meio de nota, que o promotor de Justiça de Direitos Constitucionais do MPE, Alexandre Couto, recebeu a denúncia e solicitou informações sobre o assunto ao TJE e à Fundação Carlos Chagas. O Tribunal de Justiça do Estado informou que não irá se pronunciar até que a Fundação envie nota sobre o caso. A Fundação foi contactada pelo Diário, mas não enviou esclarecimento sobre o assunto.
Para Agostinho, nada justifica a situação. “Todo mundo estuda a partir de questões de outras provas, de outros concursos. É lógico que nós iríamos reconhecer essas questões.”
A Fundação Carlos Chagas está se habilitando a coordenar o concurso público que o Tribunal de Contas dos Municípios irá realizar este ano. Processo nesse sentido encontra-se em análise na assessoria jurídica do TCM. (Diário do Pará)

Nenhum comentário: