sábado, 7 de fevereiro de 2009

Prefeito de Ananindeua Helder Barbalho não paga salários

Funcionários da secretaria municipal de Educação (Semed) de Ananindeua foram informados ontem que não há previsão para o pagamento dos salários de janeiro deste ano.
A Prefeitura do município deveria ter efetivado o pagamento dos vencimentos de mais de 8 mil servidores há seis dias, mas voltou a atrasar os salários, como aconteceu em dezembro de 2008. A folha de pagamento só foi honrada pelo prefeito Helder Barbalho no dia 10 de janeiro, enquanto a data tradicional e histórica de pagamento sempre foi o primeiro dia do mês seguinte, independente de ser útil ou não.
Na história recente do município, esta é a segunda vez que os salários são pagos com atraso. O primeiro prefeito a atrasar a folha de pessoal foi Rufino Leão, também do PMDB, que em 1995 deixou de pagar os meses de novembro, dezembro e o décimo terceiro do funcionalismo.
Os mais prejudicados são os funcionários da saúde, que correspondem a 60% da folha, e os últimos a receber na escala de prioridade da Prefeitura de Ananindeua, como aconteceu em janeiro deste ano.
O pagamento dos salários de janeiro deveria ter sido efetivado no dia 1º deste mês. Como é a segunda vez consecutiva, os servidores já estão apreensivos com a sucessão de atrasos. É que o prefeito Helder Barbalho começou o ano aumentando os gastos com a máquina pública, criando duas secretarias municipais, a de Governo e a de Emprego e Renda, sem se preocupar com as implicações decorrentes dos aumentos de pessoal e de estrutura.
A primeira Secretaria é ocupada pelo ex-diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Hildegardo Nunes (PMDB), enquanto a segunda está com a ex-deputada estadual e vice-prefeita de Ananindeua, Sandra Batista (PT).
A Prefeitura de Ananindeua saltou de oito secretarias até 2004 para 14, atualmente. Algumas, inexplicavelmente, possuem papéis que se confundem. Por exemplo: a Secretaria de Gestão Fazendária, a Secretária de Finanças, e a Secretaria de Gestão, Orçamento e Finanças.
O número de funcionários também cresceu na gestão peemedebista. Pulou de cinco mil para oito mil, incluindo neste bolo os servidores efetivos e contratados da Saúde e os que foram chamados para atuar em programas federais como Saúde da Família e Vigilância Sanitária.
Resposta
De acordo com a Prefeitura de Ananindeua, não haverá aumento das despesas municipais em decorrência da criação de duas novas secretarias. As secretarias de Trabalho, Emprego e Renda e de Governo são, segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, resultado da desvinculação de setores já existentes em pastas municipais, 'logo haverá somente o remanejamento de recursos que já constavam no orçamento geral municipal', afirma, em nota. A Secretaria de Governo absorverá partes da competência do Gabinete do Prefeito e da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças. A Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda vai desenvolver ações antes de competência da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho.
Sobre o fato de que haveria duas secretarias desempenhando a mesma atividade, a Prefeitura Municipal também afirma que a Secretaria Municipal de Gestão Fazendária é responsável pela gestão 'tributária, mercadatória e fiscalizatória' (sic), enquanto a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças, além da gestão orçamentária e de planejamento, inclui a gestão de pagamento da Prefeitura Municipal de Ananindeua. (O Liberal)

O que será que está acontecendo com esse cofre público, hein? Acharam a senha?

4 comentários:

Anônimo disse...

os numeros de funcionarios comtratados na secretaria de educação, da irmã do vereador Eliel Faustino, ja passam, o quadro funcional dos efetivos,chegamos ate perde a vaga para os afiliados dos chefes politicus de ananindeua, os vales transportes nunca recarrega na data certa, voce desconta e so recebe 15 dias apois,eta Aninideua paídeguá,aqui pobre esta mais pobre,e rico ficou mais rico,diretores das escolas municipais,desfilam com seus modelos de marcas carissimas, carros importados,o melhor de tudo isso e que elas trabalham quando querem são diretoras indicadas por seu fulano,seu bertano,seu ciclano, e os serventes ,porteiros,vigia,merendeira,vão se vorando nos trinta papai,e se ñ fizerem os trabalhos direito pega mijada, e são encaminhados. para o Paredão (SEMED)la voce eliminado motivo a diretora exempla se queixou de voce,ai vai pra roça, sem dor nen piedade,nem atendimento humano temos em Ananindeua, um municipio pequeno de mais quinhentos mil habitantes,imagine se chega a governo, com esta mesma asessoria vai todo mundo pro buraco,pergunto porque as puliticas que falam que publica nunca chega de verdade para o pobre,pra ele ter um direito tem que provar que pobre pense nisso,agora os amiguinhos basta o compadra ligar que esta resolvido, e ganha cargo alto e salario milionario, e amiguinhos, vamos continuar tendo Fé em Deus que so ele vai nos ajudar, perca afé no homem mais em DEUS nunca,e e que DEUS te dei força pra continuarmos a nossa caminhada.beijo

Anônimo disse...

Caro anônimo,
Voce está por fora o Vereador não possui parentes empregados na Secretaria de Educação, muito menos irmã, se vc provar poste o documento aqui, mentiroso.

Anônimo disse...

saudades do governo PMDB????
NUNCA!!!!! qual governo os professores sofreram mais???? fomos espancados, desreipeitados e humilhados pelo senhor Jader Barbalho, ditador, incopetente, e q agora lança seu filho q realmente esta fazendo um governo diferente em Ananindeua, governo este nunca visto, pois onde vc ja viu um prefeito que quebra o asfalto existente nas ruas e as deixa totalmente emburacadas???? é e tem mais faz a inauguração do inicio das obras de um estádio que nunca iniciou, acaba com todos os eventos do município, isso realmente é fazer um governo DIFERENTE, quem aposta nele para vice do estado???? se em Ananindeua ele fez tudo isso imagina no estado..... haja BURACO..... DALE NELE BARBALHINHO...K KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK DEUS NOS LIVRE DESSA FAMILIA!!!!!!!!
E ELE SIM É PAI E NÃO PADRASTO.

Anônimo disse...

O Prefeito Helder Barbalho não tem respeito pelos educadores de ananindeua. Não paga os sálarios dos contratados em dia e se os mesmos reclamam, são exonerados. Isso é abuso de poder.Cadê o salário Prefeito desonsto?