quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Sead deve abrir mais de 3 mil vagas de concursos públicos

A Secretaria Estadual de Administração (Sead) deve abrir mais de três mil vagas de concursos públicos em 2009. Cinco concursos já estão em andamento, nove estão em fase de elaboração e seis em estudos. Josefa Souza Bahia, de 43 anos, se prepara, desde o início do ano, para fazer o concurso do Tribunal de Justiça do Estado (TJE). Ela conta que dedica o dia todo para o estudo. Pela parte da manhã frequenta um cursinho particular. Durante a tarde e noite se dedica a exercitar o que aprendeu. “O investimento é alto, mas eu tenho certeza que vai valer a pena. A minha filha estudou aqui e conseguiu passar em um concurso, agora chegou a minha vez de conseguir.”Josefa revela que o maior desafio é ter que retomar os estudos depois de 16 anos de serviço público. Ela era professora temporária na Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e afirma que não tinha tempo para fazer mais nada, porque o tempo era todo dedicado às aulas. Para Jair Guimarães Neto, coordenador de um cursinho, existem duas forma de se preparar para um concurso. “Acredito que a preparação antecipada, antes da publicação do edital, produz um melhor resultado.” Guimarães afirma que o ritmo de estudo, o condicionamento mental, a dedicação e a disciplina é o segredo para se superar até um aluno com muito talento, mas que não estuda corretamente. “O que o aluno tem que ter na cabeça é que é preciso renunciar e sacrificar algumas coisas para se conseguir um cargo com estabilidade.” O coordenador do cursinho afirma que a procura pelos cursinhos aumenta a todo ano, principalmente no início. Outro fator que faz com que as pessoas busquem as salas de aula são os concursos de massa, como o do TJE e os momentos de crise. “O importante é que o aluno tenha o foco de querer passar e nenhum elemento pode desviar esse foco.” Para o Secretário de Administração, Orlando Bordalo Júnior, esta é a oportunidade para quem busca uma estabilidade financeira. A Polícia Civil é o órgão com o maior número de vagas para o primeiro semestre desde ano. Serão mais de mil vagas para nível superior, com salários de aproximadamente R$ 1.400,00. Em segundo lugar está o concurso do Ophir Loyola, que vai ofertar 674 vagas para nível superior e médio. A publicação dos editais de todos os concursos do Governo está programada para o primeiro semestre de 2009.
Editais saem no 1º semestre
A publicação dos editais de todos os concursos do Governo está programada para o primeiro semestre de 2009. Segundo o secretário, alguns editais ainda não foram publicados por estarem à espera de liberação de orçamento ou liberação da Câmara de Gestão, como é o caso da Secretaria de Estado de Governo. Bordalo afirmou que até o final de julho, todos os temporários devem sair dos órgãos da administração estadual. De acordo com ele, atualmente cerca de 18.040 temporários ainda ocupam cargos em diversas secretarias do Estado. “A situação da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) é a mais complicada, porque os professores temporários não podem ser retirados no meio do semestre, por atrapalhar o andamento das aulas e não podemos deixar as salas de aula sem professores. Muitos professores que passam no concurso não são nomeados, por não terem interesse pela função, então buscam outras coisas, fazem o concurso por fazer”. Só em janeiro deste ano, 4.133 pessoas foram nomeadas para os cargos públicos da administração e 1.062 aguardam nomeação. (Diário do Pará)

Agora me expliquem. Como esse tal secretário Orlando Bordalo Júnior pode afirmar que muitos professores que passam no concurso não são nomeados, por não terem interesse pela função, buscando outras coisas, fazendo o concurso por fazer? Isso é um total desrespeito aos concursados que já estão trabalhando, e mais ainda aos que esperam nomeação! Foi a maior besteira que eu já li numa entrevista! Como é que ele sabe que um professor não quer nada sem ao menos tê-lo nomeado? Como ele pode julgar um professor se ele nem ao menos está trabalhando? Pois acreditem, são pessoas assim que estão na administração do governo do Pará. (Luís Alves)

Um comentário:

Claudia disse...

Quais são as materias para estudar para o concurso do Ophir Loyola, (nivel médio)e tem i´deia de qando sairá o edital?