sexta-feira, 1 de maio de 2009

Greve municipal marca o dia 1º de maio

O Dia do Trabalhador, este ano em Belém, será marcado pelo início da greve por tempo indeterminado dos servidores de todas as secretarias do município. De acordo com a categoria, após várias audiências e 'inúmeras promessas de Duciomar Costa', os trabalhadores da capital decidiram fazer a mobilização geral. Hoje, a partir das 8 horas, na Praça do Operário, em São Brás, cerca de 10 mil pessoas são esperadas para a concentração. Os manifestantes reclamam o acréscimo de 20,84% no salário-base, referentes a perdas históricas atrasadas desde 1992. Esta posição foi tomada depois que o prefeito não recebeu os sindicatos do serviço público municipal para discutir a campanha salarial de 2009.
Logo mais, às 18 horas, os servidores voltam a fazer protestos no centro da cidade e na segunda-feira (4), a partir das 7 horas, haverá um ato público em frente ao Hospital Pronto-Socorro da 14 de Março para a consolidação da greve. Esta unidade de saúde e Pronto-Socorro do Guamá também aderiram ao movimento grevista, atendendo a população apenas com os 30% do corpo funcional exigido pela Justiça.
O começo da greve dos servidores públicos do Município de Belém gerou, ontem, tensão nos hospitais de Pronto-Socorro do Guamá e da travessa 14 de Março. No começo da noite, houve um princípio de tumulto no hall de entrada do HPSM do Guamá, quando uma senhora tentou ingressar na unidade de saúde, em busca de atendimento, mas esbarrou em um dos grevistas, funcionária do hospital fechando o portão de acesso. O fato revoltou a usuária, que partiu para a discussão com a profissional de saúde, e revela o nervosismo com a decisão dos servidores do HPSM do Guamá de manter somente os 30% constitucionais dos serviços, ou seja, somente são atendidos os pacientes internados e os casos de urgência. Uma comissão de triagem de pacientes e do comando de greve dos servidores posicionou-se na entrada do hospital, enquanto homens da Guarda Municipal de Belém guarnecem o local.
O acompanhante de um enfermo internado no HPSM do Guamá dormia em uma rede atada em uma árvore e na grade do estacionamento do hospital. De acordo com os manifestantes, os servidores municipais da saúde participam hoje do ato público pelo Dia do Trabalhador, e, em seguida, vão fazer piquete em frente ao HPSM da 14 de Março, que até ontem à noite estava em funcionamento normal. A diretora geral da Secretaria Municipal de Saúde, Kendra Botelho, monitora o funcionamento dos PSMs. Ela esteve no da 14 de Março, à noite de noite, e informou que o quadro de funcionários estava completo. Kendra disse ter tomado conhecimento do fato ocorrido no Guamá, quando os profissionais de saúde começaram a fazer uma triagem dos pacientes.
Mais de 150 funcionários protestaram em frente à sede da PMB
Ontem pela manhã, mais de 150 servidores fizeram um manifesto em frente ao Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura de Belém. Sem serem ouvidos por qualquer responsável no paço municipal, os manifestantes fecharam a avenida Portugal por mais de uma hora, quando a greve foi anunciada.
No começo da manifestação, os servidores questionaram que o limite para o reajuste salarial é o dia 10 de maio, mês da data-base para reajustes. 'Porém, o Duciomar é muito esperto. Está querendo se reunir com os nossos representantes somente no dia 11, que é para ele dizer que a data que ele poderia incluir o aumento já passou, mas não vamos deixar isso acontecer, não importa o que tenhamos de fazer. Isso é só mais um dos defeitos do mandato dele. Nunca a saúde esteve tão precária em nossa cidade', disse Fátima Luz, do Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde).
Ela afirma que o protesto foi motivado pelo descumprimento de uma promessa feita pelo prefeito. Duciomar, segundo Fátima, faltou a audiência com representantes dos sindicatos, servidores e associações municipais para discutir o pagamento das perdas históricas. Josyane Quemel, da Associação de Funcionários da Funpapa, conta que o valor reclamado já é uma antiga promessa.
De acordo com a assessoria da prefeitura de Belém os trabalhos nas secretarias são feitos normalmente e que, no dia 11 de maio, como estava marcado anteriormente, o prefeito recebe os servidores municipais.(Jornal Amazônia)

Nenhum comentário: