quarta-feira, 29 de abril de 2009

Servidores da saúde protestam na Sepof

Funcionários da saúde do Estado protestam, desde as 15h desta quarta-feira (29), em frente a sede da Secretaria de Orçamento e Planejamento do Estado do Pará (SEPOF). Eles reivindicam a implantação do plano de cargos e carreiras, reajuste de 15% no valor do salário base, a criação de um plano habitacional específico para servidores estaduais, além de auxílio refeição no valor de R$300.
Segundo informações do coordenador do Sindsaúde, Robson Rodrigues, um grupo formado por servidores está reunido com o Secretário da Sepof. 'Queremos a implantação do plano de cargos e carreiras, aumento de 30% no salário base, implantação de um plano habitacional e o aumento do auxílio refeição que atualmente é de R$80', diz Robson.(ORM)

As discussões sobre o reajuste dos servidores do Estado e o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) ganharam novos contornos na última sexta-feira, 24 de abril, depois da Assembléia Geral dos Servidores do Estado, realizada pela manhã, no ginásio da UEPA. Tanto o governo de Estado quanto a Intersindical foram alvo de pesadas críticas, o primeiro por protelar não só o plano como um índice de reajuste digno para os servidores. O segundo pelo imobilismo, notado pela fraca presença de servidores e os sindicatos que os representam.
Mesmo a Intersindical alegando que conseguiu antecipar as discussões do PCCR de dezembro (como queria o governo) para setembro deste ano, a entidade recebeu criticas por não ter um projeto em mãos para negociar com o governo.
A proposta de aumento salarial do governo de 6% (nível superior), 9,93 (nvel médio) e 12% (nível superior), foi considerada graciosa pelos presentes. A Intersidincal propõe reajuste linear de 15% para todos os servidores do Estado. Os servidores também mostraram irritação com falta de proposta do governo para outros itens da pauta econômica como a melhoria do Auxílio Alimentação e as perdas históricas da categoria.
Diante do impasse, a assembléia decidiu recusar a proposta governamental e mobilizar o maior número possível de servidores para as próximas negociações da Intersindical.
Por conta dessa decissão, a reunião com o governo, que deveria acontecer nesta segunda-feira, 27, foi transferida para quarta-feira, 29, às 15 horas, na Sepof.
Caso não haja avanço nas discussões, abre-se perspectiva de uma greve dos servidores em todo o Estado.(Blog dos Servidores do Detran)

Nenhum comentário: