quarta-feira, 29 de abril de 2009

Aprovados em concursos da Seduc fazem 'apitaço' em frente à Sepof

A manifestação pequena e barulhenta dos aprovados nos concursos de 2008 da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), na Doca, pode entrar para a história como o primeiro 'Flash Mob' de Belém. Sem panfleto e sem apoio de nenhum sindicato, cerca de 40 pessoas se reuniram espontaneamente na entrada da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof) para protestar com faixas, apitos e narizes de palhaço por uma mesma causa: a nomeação dos aprovados nos concursos C-125, C-126 e C-130 da Seduc. A mobilização foi organizada a partir de uma comunidade no site de relacionamentos Orkut, que reúne os aprovados em concursos do Estado que ainda não foram chamados para o serviço público.
O termo em inglês 'flash mob' (mobilização instantânea, em tradução livre) é usado para identificar manifestações em espaços públicos organizados rapidamente a partir dos recursos da internet - e-mails, comunidades virtuais, blogs ou qualquer outro meio de comunicação que permita a interação rápida entre os usuários. No caso dos concursados da Seduc, a mobilização começou a ser organizada um dia antes de acontecer - e só foi divulgada via Orkut.
Ontem, cerca de 40 membros da comunidade se reuniram na porta da Sepof, para promover um 'apitaço'. O objetivo era forçar um posicionamento da Secretaria sobre uma lista de nomeação que estaria sendo adiada, segundo os manifestantes, desde setembro do ano passado. O Flash Mob deu resultado.
Depois de quase uma hora de protesto e de muito barulho na porta e até dentro da Secretaria, uma comissão foi recebida pela diretora de Planejamento da Sepof, Tatyane Amaral.
A comunidade virtual 'Concurso Seduc 2008', que ultrapassou a marca de 1100 usuários na semana passada, foi criada para reunir as pessoas que aguardam nomeação para começar a trabalhar pela Seduc. São professores e técnicos administrativos que temem não ser chamados por conta das medidas de corte anunciadas pelo governo durante a última semana. Muitos deles não se conheciam pessoalmente antes das mobilizações.
Por meio da assessoria de imprensa, a diretoria de Planejamento da Sepof informou que uma lista de nomes com o resultado de quatro processos seletivos, incluindo dois dos citados pelos manifestantes, foi despachada ontem para a Casa Civil e aguarda parecer para que haja publicação no Diário Oficial. A lista possui mais de 600 nomes, a maior parte deles, de aprovados pelo concurso C-125, que abriu vagas para professores e técnicos administrativos.(O Liberal)

2 comentários:

Rodolfo Moura disse...

se ficarmos calado é piorrr...


moro no RJ e acompanho tudo pelo orkut....

acomunidade ajuda muito..

reunir os Guerreiros que debaixo do sol fazem a diferença...


Rodolfo Moura

valeuuuu!!! 100% nomeação...

valeu galera

Unknown disse...

Gostaria de saber quando a Governadora irá chamar os técnicos em Educação concursados do concurso 125 de 2008, pois só se fala nos concursos dos anos anteriores e os Técnicos em Educação que ainda não foram chamados como é que ficam? Alguém pode me responder? Eu também fiz concurso e até agora nada! Estou indignada com os procedimentos da governadora!