domingo, 19 de abril de 2009

Guarda Municipal: concurso sai até o final do semestre

Até o final deste semestre a Prefeitura de Belém estará realizando novo concurso público para aumentar o contingente da Guarda Municipal de Belém (GMB). Após 13 anos sem concurso, a GMB prevê a oferta de 428 vagas (376 para homens, 45 para mulheres e mais sete para a banda de música), mas esse total será definido no edital do certame, de acordo com a inspetora-geral da corporação, Ellen Margareth da Rocha Souza.
Na última terça-feira, integrantes da comissão designada para coordenar o processo seletivo estiveram reunidos na sede da Guarda Municipal, no Tapanã, para escolher a instituição de ensino que será responsável pela elaboração das provas, além de definir quantas vagas serão oferecidas para a reserva técnica. A organização do concurso começou no último dia 8. A prefeitura terá até 45 dias para a realização da prova a partir do lançamento do edital, a ser divulgado em meados de maio. “Após a escolha da empresa realizadora, vamos publicar o edital em até 48 horas”, explicou Margareth.
A comissão organizadora é composta por sete representantes da GMB e Secretaria Municipal de Administração (Semad), a qual também é vinculada. Ellen Margareth, da Guarda, preside a comissão, criada pelo decreto 59.740/09, de 30 de março de 2009. CLAMOR Atualmente a Guarda Municipal conta com 574 profissionais efetivos e mais 300 contratados. Após a admissão dos novos integrantes, os contratados serão automaticamente desligados da guarda. Segundo Ellen, a capital paraense possui 215 praças e logradouros públicos. Para a preservação do patrimônio e segurança nos espaços públicos, seriam necessários no mínimo 1.900 profissionais.
“Existe um clamor da população pela segurança nos logradouros públicos, e a partir da presença física dos guardas, automaticamente se faz uma atividade ostensiva nesses espaços”, disse.
FORMAÇÃO
Os aprovados na primeira fase do concurso serão submetidos a um curso de formação específica, de caráter eliminatório. Somente após este curso, os candidatos estarão aptos a ingressar na Guarda Municipal. “Estamos avaliando junto ao orçamento da prefeitura de Belém para saber quantos serão chamados para o cadastro de reserva”, contou Ellen, antecipando que provavelmente serão chamados mais de 428 aprovados. O cadastro de reserva terá validade de dois anos.
ESCOLARIDADE
Com base na legislação da Guarda Municipal de Belém, o nível de escolaridade exigida para participar deste concurso é o fundamental e não será exigido, desta vez, certificado de reservista de 1ª categoria, assim como não será estipulada idade máxima para os candidatos. A mínima, no entanto, é de 18 anos.(Diário do Pará)

Disseram que o edital da GMB sairia na semana seguinte, agora só no final deste semestre. Ô morosidade, prefeitura. Ô morosidade... Longos 13 anos de espera desse concurso e ainda demora para definir organizadora para lançar o edital? (Luís Alves)

Um comentário:

Anônimo disse...

queria deixar uma nota para o comentário infeliz, que foi feito por este cidadão (a ) ,não é somente as pessoas com estudo elevado que têm o direito de participar de concursos público.Por que nem todos que tem uma especialização tem capacidade de lidar principalmente com o público, uns estudam muito e não aprendem nada,não sabem o básico de educação e cordialidade,isso é relativo nem todos se encaixam nesse comentário.Independente de tal situação somos todos iguais.