quarta-feira, 22 de abril de 2009

Receita Federal: hora de revisar conteúdos

Há pouco mais de um mês das provas do concurso para técnico administrativo da Receita Federal, que serão aplicadas no dia 24 de maio para 573.566 candidatos, o diretor da Academia do Concurso(RJ), Fábio Gonçalves, alerta sobre a necessidade de revisão do conteúdo programático. "Este é o momento de fazer um mapeamento, indicando os tópicos que ainda não foram estudados. Os candidatos tendem a estudar assuntos que dominam, mas não podem negligenciar o restante do programa", explica.
Para o coordenador da Academia do Concurso, além de estudar em casa, a resolução do maior número de exercícios ajuda a fixar o conteúdo. "Sugiro que também se estude em casa. O ideal é ver uma matéria por dia, buscando avançar o máximo possível na disciplina. Assim as chances de cumprir o programa é maior. Além disso, aconselho ao candidato a resolução de questões de provas similares", frisa.
Para superar a acirrada concorrência, Fábio Gonçalves, diz ser importante o aspecto psicológico. "O nervosismo provém do desconhecimento. Daí a importância da preparação da preparação. Oriento os candidatos buscarem se divertir para relaxar e aliviar a tensão, mas sem descuidar dos estudos".
Cartão
O cartão de confirmação, informando o local de prova será enviado, via Correios, pela Escola da Administração Fazendária (Esaf), até o dia 19 de maio, e estará disponível no site da instituição, a partir da mesma data. As provas acontecerão das 13h às 18h, nas capitais de todos os estados da federação.
Na ocasião, os concorrentes responderão a 80 questões de múltipla escolha, sendo 40 de Conhecimentos Gerais (20 de Língua Portuguesa, 10 de Raciocínio Lógico-Quantitativo e 10 d Conhecimentos Básicos de Informática) e 40 de Conhecimentos Específicos (20 de Conhecimentos Básicos de Direito Administrativo e Direito Constitucional e 20 de Conhecimentos Básicos de Direito Tributário e Direito Previdenciário).
Para ser aprovado, é preciso obter, no mínimo, 16 pontos em Língua Portuguesa, (disciplina com peso 2, assim como Conhecimentos Básicos de Direito Tributário e Direito Previdenciário), 72 no conjunto da prova, além de obter classificação em até duas vezes o número de vagas da região da região escolhida.
A validade do concurso é de um ano, prorrogável por igual período. Segundo informações da Receita Federal, os aprovados serão convocados logo após a homologação do resultado final. A seleção destina-se ao preenchimento de 2 mil vagas, com exigência de nível médio.(Folha Dirigida)

3 comentários:

Anônimo disse...

... bem onde esta o edital da Receita Federal pra Técnico Adminstratito no site da ESAF? Não estão relacionando com o MF para assinstente administrativo, onde a prova será dia 24/05?

Luís Alves disse...

Sim, o Ministério da Fazenda é ligado à Receita. A Folha Dirigida tanto coloca Receita como Ministério da Fazenda.

Luís Alves disse...

Link para baixar o edital do Ministério da Fazenda: http://www.esaf.fazenda.gov.br/concursos/concursos_selecoes/Assistente_Tec_Adm-MF-2009/index.html