quarta-feira, 22 de abril de 2009

Ministério da Fazenda: Especialista em Informática dá dicas para se dar bem na prova

O BLOG BELÉM PARÁ CONCURSOS PÚBLICOS conversou com o fenômeno Ximenes, professor dos mais renomados cursinhos preparatórios para concurso público do Pará. É também Analista de Suporte da Diretoria de Tecnologia e Informática do Departamento de Trânsito do Pará (Detran). Aproveitamos para tirar algumas dúvidas que os candidatos possuem na hora de se preparar para a prova de Informática que consta no edital do concurso do Ministério da Fazenda que tem como organizadora a Escola de Administração Fazendária (Esaf).

Leia a entrevista na íntegra:
BLOG BELÉM PARÁ CONCURSOS PÚBLICOS - Quais os assuntos de Informática que precisam ter mais atenção para quem vai fazer o concurso do Ministério da Fazenda?
Ximenes - Costumo dizer aos meus alunos que as questões das provas elaboradas pela ESAF, independente de qualquer concurso, precisam ter maior dedicação nas matérias de HARDWARE, INTERNET, SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E REDES DE COMPUTADORES, e é claro, não deixando de lado as demais matérias.
BBPCP - O que o candidato deve fazer para melhor fixar os conteúdos de informática?
Ximenes - Além da preparação em um cursinho para concursos, ele precisa pesquisar na Internet provas passadas e analisar cada item. Quase todas as provas vêm com questões repetidas, algumas vezes mudando até certas palavras.
BBPCP - Quais os cuidados que o candidato deve ter para superar a acirrada concorrência?
Ximenes
- A tranquilidade é um dos fatores mais importantes. Tomar cuidado com o tempo é crucial e ter atenção com palavras-chave que acabam generalizando a informação da questão, como exemplos as palavras: sempre, todos, nunca, única. Atenção também nas questões absurdas que a Esaf insiste em colocar questões com perguntas que não tem nenhuma ligação com os conceitos básicos da Informática. Elas aparecem misturando e mudando tudo na questão. No mais, acredito que um bom preparo é a arma principal para a concorrência.
BBPCP - No dia 1º de abril, muitos noticiários deram alarde sobre um vírus que estaria comprometendo milhões de computadores no mundo todo. É possível que a Esaf coloque questões sobre Segurança na Internet e os programas de Antivírus?
Ximenes - Sim. A Esaf gosta muito de abordar conceitos difíceis sobre vírus e programas Antivírus. Segurança na internet é inevitável e com certeza cai na prova.
BBPCP - Qual conselho você dá ao concurseiro que está estudando sozinho em casa Informática?
Ximenes - Sinceramente falando, quando se trata de Esaf, é preciso ter orientação de um professor, porém se o candidato já possui uma boa base, resolver questões de provas passadas se baseando em bons livros de Informática.
BBPCP - Muitos candidatos possuem certas dificuldades por não terem um computador em casa. É realmente necessário possuir um computador para se dar bem na prova? O que esses candidatos precisam fazer?
Ximenes - Computador em casa ajuda, mas somente 30%, pois as provas, principalmente da Esaf, pedem questões que não precisam muito da prática. Apenas ajuda o candidato a visualizar alguns serviços mais básicos. Os candidatos que não possuem podem procurar material que tenham uma boa linguística.
BBPCP - O Blog Belém Pará Concursos Públicos agradece a entrevista e se despede perguntando qual será o segredo para fechar de vez as questões de Informática do concurso do Ministério da Fazenda?
Ximenes - Bem, como de costume a Esaf sempre vem com pérolas em uma ou até duas questões. Aquelas que são feitas para o usuário errar mesmo, porém, procure nessas questões agir com calma utilizando o raciocínio lógico. Dessa forma, provavelmente o candidato irá chegar à resposta correta. Sempre vincule alguns termos em inglês que podem aparecer. A tradução de algumas palavras ajuda o candidato a acertar a questão sem ter o devido conhecimento do assunto. E claro, a maior e melhor dica é sempre estudar e estudar. Agradeço ao pessoal do Blog pela confiança depositada em mim e me disponho para qualquer dúvida ou dicas com relação a concursos públicos.

O Professor Ximenes continuará a dar dicas para os concursos mais visados. Sua estréia será como colunista abordando tudo sobre informática no Blog. De início, comentará questões da Esaf e do Cespe/UnB. Quem quiser tirar dúvidas deixe seu comentário abaixo. (Luís Alves)

2 comentários:

Anna Thays disse...

Esse blog é realmente muito bom. A entrevista com o Prof Ximenes foi muito esclarecedora. Melhor será comentários das questões. Vou aguardar.
ANNA THAYS

Anônimo disse...

Ximenes vc merece muito mais com esse blog. Bem melhor que o eunuco do Heberth Coelho (Que Deus tenha piedade da alma daquele infeliz)...

Frasão....