sexta-feira, 17 de abril de 2009

Edital da Guarda Municipal sai semana que vem

A comissão formada para preparar o concurso público da Guarda Municipal de Belém (GMB) está reunida, manhã desta terça-feira (14), com a titular da GMB, a inspetora-geral Ellen Margareth, para definir os critérios de participação e como serão as provas para a realização do concurso que vai ofertar 428 vagas, sendo 376 para o masculino, 45 para o feminino e sete para a banda de música.
“Devemos terminar a elaboração do edital até a próxima sexta-feira (dia 17) que é o prazo final para as empresas, interessadas em realizar o concurso, entregarem as suas propostas orçamentárias”, disse a Ellen Margareth. O decreto que autoriza a realização do certame foi assinado pelo prefeito de Belém no último dia 11 de março.“Após a escolha da empresa realizadora, vamos publicar o edital em até 48 horas”, disse a inspetora-chefa anunciando que o documento deve ser divulgado no início da semana que vem.
CADASTRO DE RESERVA
Também na manhã de hoje (14), os técnicos estão avaliando quantos candidatos serão contemplados no cadastro de reserva. “Estamos avaliando junto ao orçamento da Prefeitura de Belém para saber quantos serão chamados para o cadastro de reserva”, contou a inspetora-geral antecipando que provavelmente serão chamados mais de 428 aprovados. O cadastro de reserva terá validade de dois anos.Para Ellen Margareth, o novo quantitativo da Guarda fará diferença no combate à violência na capital. “Os aprovados no concurso irão passar por um treinamento de 120 dias antes de serem incorporados à tropa”, vai fazer a diferença no efetivo da corporação. A previsão é que as provas sejam realizadas 45 dias depois do lançamento do edital. Com base na legislação da Guarda, o nível de escolaridade exigida para participar deste concurso é o fundamental e não será exigido, desta vez, certificado de reservista de 1ª categoria (Forças Armadas), assim como não será estipulada idade máxima para os candidatos. A mínima, no entanto, é de 18 anos. A GMB conta hoje com um efetivo de 605 guardas concursados e 300 temporários, com 17 anos de fundação, a Guarda Municipal não realiza concurso há 13 anos. Após a admissão dos novo integrantes, os contratados serão automaticamente desligados da guarda. (Diário do Pará)

Nenhum comentário: